Agricultores de Roraima participam de feira no Rio Grande do Sul

 

A 20ª Expodireto Cotrijal é referência no que diz respeito a tecnologias empregadas na agricultura (Fotos: Fernando Teixeira)

Os reflexos dos investimentos na agricultura familiar já são uma realidade em Boa Vista. Com responsabilidade e atenção especial voltada para o setor, a prefeita Teresa Surita vem cumprindo o compromisso de fomentar o agronegócio no município desde a criação da Secretaria Municipal de Agricultura e Assuntos Indígenas (Smaai) até investimentos e programas de incentivo e fortalecimento da agricultura familiar em todo o perímetro da capital, incluindo comunidades indígenas.

No último domingo, 10, uma comitiva composta por oito agricultores, incluindo as comunidades indígenas do município, acompanhados por técnicos da secretaria de agricultura viajaram para a cidade de Não – Me – Toque, no estado do Rio Grande do Sul, para participar da 20ª Expodireto Cotrijal, uma das maiores feiras do agronegócio no país.

 A viagem é uma premiação aos agricultores familiares que foram destaque no Prêmio PMDA Produtividade, o qual teve a avaliação realizada na safra de 2018. A premiação foi entregue no dia 27 de fevereiro pela Prefeitura de Boa Vista.

 

O superintendente de Desenvolvimento Econômico da Smaai Rodrigo Suss, destacou que o local escolhido para a viagem de premiação se deve pelo fato de a cidade ser a capital nacional da agricultura de precisão.

 “Essa é uma das maiores feiras o Brasil na questão do agronegócio, então a nossa intenção ao trazer o grupo de agricultores é de visitar os expositores para que possamos levar novas tecnologias e aplicá-las no município e também apresentar as potencialidades que Boa Vista possui a fim de atrair potenciais investidores”, destacou.

 

A comitiva foi recebida pela comissão organizadora da Expodireto Cotrijal na capital gaúcha e seguiram o para o jantar de abertura do evento. Além da participação na programação oficial, o grupo visitará propriedades que são referência nacional em agricultura de precisão e produtividade.

 “Quero conhecer as tecnologias mais modernas e maquinário que serão apresentadas na feira e levar este conhecimento para minha equipe em Roraima, tendo em vista que assim, poderei investir e melhorar ainda mais a minha propriedade”, disse o agricultor familiar Francisco Lenildo da Silva, que é destaque na produção de milho.

 Comitiva participa de jantar de abertura do evento e do Troféu Brasil Expodireto

 A comitiva de Boa Vista foi convidada para participar do jantar alusivo a abertura da feira e ao Troféu Brasil Expodireto, que condecorou personalidades e autoridades com expressiva participação política e no cenário do agronegócio nacional.

 Com o tema “A safra dos bons vencedores”, o troféu visa destacar personalidades e empresas que contribuíram ao longo do ano para o crescimento do agronegócio, tanto no Estado quanto em âmbito nacional e internacional. Lideranças políticas, empresários, homens e mulheres com atuação expressiva na vida rural, além de personalidades internacionais estiveram presentes no evento.

 “Tivemos a oportunidade de participar do Troféu Brasil Expodireto, uma noite inesquecível que contou com a presença de várias autoridades importantes do nosso país, quero agradecer de forma especial ao Senhor Nei Mânica, presidente da Expodireto Cotrijal e ao senhor Evaldo que nos deram um atendimento especial e a oportunidade de participar desse evento. Nossa comitiva está muito feliz com o que aconteceu e com o que puderam presenciar e participar”, frisou o secretário municipal de Agricultura e Assuntos Indígenas Marlon Buss.

A Expodireto Cotrijal inicia nesta segunda, 11 e segue até sexta-feira, 15. “Iniciamos as atividades de visitas à exposição, teremos todas as visitações aos campos de produção, experiências de lavouras e cultivares e também conhecer as máquinas mais modernas que estão disponíveis no mercado, finalizou o secretário Marlon.

 Jornalista: Emanuele Pasqualotto