Animais Fantásticos 2 | Entenda o que acontece no final do filme

J.K. Rowling já havia dito que Animais Fantásticos: os Crimes de Grindelwald tem uma reviravolta que mudaria todo o universo de Harry Potter. Para entender o que aconteceu, continue lendo abaixo e cuidado com spoilers.

[Cuidado com spoilers a partir de agora]

Foto de Animais Fantásticos: os Crimes de Grindelwald
Animais Fantásticos: os Crimes de Grindelwald/Warner/Divulgação

No final do longa, Grindelwald (Johnny Depp) faz um grande discurso para conseguir apoiadores, entre eles Queenie (Alison Sudol) e Credence (Ezra Miller). O vilão, aliás, faz questão de dizer que tudo o que fez até ali foi por causa do jovem.

Grindelwald então revela que Credence é o único que pode derrotar Alvo Dumbledore (Jude Law), mas não por conta do Obscurial (força mágica parasita que cresce em crianças que omitem seus poderes), mas sim porque ele é Aurelius Dumbledore, irmão mais novo da família. O filme termina com Credence recebendo uma varinha pela primeira vez e percebendo o quanto é um bruxo poderoso. Tal revelação abre muitos caminhos para o futuro, como uma possível luta entre Alvo e Credence, mas também bagunça a linha do tempo que a própria J.K. Rowlingestabeleceu para a sua franquia (de livros e filmes).

Na história de Harry Potter, a família Dumbledore é formada por Percival Dumbledore (pai), Kendra Dumbledore (mãe), Alvo Dumbledore (filho), Aberforth Dumbledore (filho) e Ariana Dumbledore (filha). Em nenhum livro ou filme jamais foi citado que Alvo teria mais um irmão mais novo. E se a franquia Animais Fantásticos colocar em algum momento uma batalha entre os dois, seria estranho o fato do mago nunca ter citado isso. Alvo era reservado com sua vida pessoal, mas mostrava culpa pela morte de Ariana e a história dos Dumbledore foi revelada pela autora no livro de As Relíquias da Morte. Colocar agora um membro da família que nunca foi citado é, no mínimo, estranho.

Outro ponto são as datas de nascimento e morte dos personagens. Percival Dumbledore morreu em meados 1890, na prisão de Azkaban. Ele foi preso após atacar garotos trouxas que causaram um grande trauma em Ariana. Os Crimes de Grindelwald se passa em 1927 e Credence tem menos de 20 anos. Então ele nasceu por volta de 1900, época em que Percival estava preso – e possivelmente já morto – na prisão dos bruxos.

Pelo lado da mãe, as datas também não batem. Kendra morreu em 1899, aos 48 anos, quando Ariana perdeu o controle de seus poderes mágicos e causou uma grande explosão. Então mesmo se ela tivesse engravidado de Credence em seu último ano de vida, o garoto teria pelo menos 27 anos de idade. Em Os Crimes de Grindelwald a idade de Credence não é citada, mas o filme é situado apenas alguns meses após o primeiro, quando é dito que o personagem tem menos de 20 anos. Em uma entrevista de 2016, por exemplo, Ezra Miller afirmou que Credence tem 18 anos em Animais Fantásticos e Onde Habitam, o que o faria ter 19 na sequência.

Com esses dados, o ano de nascimento de Credence é 1908, quando os dois patriarcas da família Dumbledore já estavam mortos. Claro, há uma grande chance de Grindelwald estar mentindo e tudo isso ser apenas um truque para levar o garoto para seu lado na batalha. Isso resolveria a questão de datas, mas narrativamente seria questionável. Terminar um filme tão aguardado pelos fãs com uma “revelação” que não é verdade pode gerar frustração entre no público, que espera por uma história coesa, e ao invés disso recebe artifícios narrativos que não duram a longo prazo.

Talvez J.K. Rowling tenha mudado as datas de nascimento e morte dos personagens. Esse é um caminho possível – afinal ela é a criadora desse universo e pode fazer mudanças nele – mas também não é positivo porque diminui a sua credibilidade com os fãs. Para quem se aprofundou no universo de Harry Potter, estudou datas e se tornou um especialista no assunto, seria negativo ver grande parte disso mudar tantos anos depois sem uma boa justificativa.

Fique ligado no Omelete para saber tudo sobre a franquia Animais Fantásticos.

Fonte:omelete.com.br