Brasil e Argentina firmam acordo de cooperação em tecnologia militar

Os governos de Brasil e Argentina assinaram um memorando de entendimento em matéria de Defesa.

O acordo foi assinado no âmbito da primeira visita de Estado do presidente da República, Jair Bolsonaro, à Argentina, que teve início nesta quinta-feira (6).

O ministro da Defesa brasileiro, general Fernando Azevedo e Silva, afirmou que “o memorando foi um primeiro passo, muito importante, para aprofundar a cooperação em matéria de Defesa”.

Segundo o jornal Valor, o memorando prevê, entre outras iniciativas, “estudar oportunidades de cooperação combinadas para a vigilância e controle do Atlântico Sul e aprofundar a cooperação binacional na área de submarinos convencionais, incluindo a possibilidade de reparo, manutenção e construção e o estudo das possibilidades de transferência de submarinos IKL da Marinha do Brasil à Armada argentina”.

De acordo com O Globo, o documento ainda abre espaço para as duas nações trabalharem em uma “abordagem combinada sobre as fronteiras comuns, mediante o uso compartilhado de informação, e fomentar intercâmbios entre Instituições Acadêmicas e Centros de Formação Militar em matéria de investigação estratégica complementar para desenvolver uma postura binacional em ciberdefesa, espaços comuns globais e missões de paz”.

Por Renova