Deputado quer prevenção e combate do diabetes nas escolas públicas

Foi lido na sessão ordinária de hoje, 10, da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), um Projeto de Lei de autoria do deputado Eder Lourinho (PTC) que trata sobre a criação da semana de prevenção e combate ao diabetes nas escolas públicas estaduais. De acordo com o autor da proposta, o objetivo é conscientizar a comunidade estudantil sobre a importância da orientação, prevenção e controle da doença, alertando a sociedade acerca deste problema de saúde pública.

O parlamentar enfatiza que, de acordo com o Ministério da Saúde, no Brasil, o número de pessoas com os diabetes tipo 1 e 2 subiu 61,8% na última década e que o público mais afetado são as mulheres, onde uma em cada dez está diagnosticada com a doença. Neste mesmo quadro os especialistas afirmam que os maiores índices de sedentarismo e de obesidade fazem delas as principais vítimas do diabetes.

Diante deste quadro – diz o parlamentar -, a orientação e a conscientização da doença deve ser efetiva, através de ações estratégicas permanentes que esclareçam alunos, professores e população, prevenindo e proporcionando tratamento adequado aos portadores da diabetes. Pelo projeto, a data fará parte do calendário escolar anual e poderá ser aberta para os pais dos alunos, comunidade e empresas locais.

Lourinho lembrou que, conforme a Sociedade Brasileira de Diabetes, a doença atinge uma grande parte de crianças e adolescentes. Ainda pelas estatísticas, os que sofrem com o diabetes, entre 5% e 10% do total são diagnosticados com o tipo 1, e as causas são desconhecidas e não há métodos de prevenção. “As pessoas morrem de medo de ter diabetes, mas pouco conhecem sobre a doença”, concluiu.

 

Assessoria de Comunicação e Marketing