EM BRASÍLIA Denarium se reúne com presidente do BNDES e dialogam sobre parceria

Encontro ocorreu nesta segunda-feira, 7, e contou com secretários de Estado e a equipe técnica do BNDES

Ao cumprir agenda em Brasília, o governador Antonio Denarium se reuniu com o presidente do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) Gustavo Montezano, e a equipe técnica do Banco, onde discutiram parcerias que irão contribuir com o desenvolvimento de Roraima.

Também estiveram presentes na reunião o senador Chico Rodrigues, Mecias de Jesus, o presidente da agência Desenvolve Roraima, Adailton Fernandes; o secretário de Representação em Brasília, Carlos Andrade; o presidente do IACTI (Instituto de Amparo à Ciência, Tecnologia e Inovação), Aluizio Nascimento; o secretário de Planejamento e Desenvolvimento, Marcos Jorge; e o secretário de Comunicação, Marcos Marques.

“Estamos trabalhando para desenvolver Roraima com aplicação correta dos recursos públicos, mas ainda é necessário incrementar a produção e desenvolvimento no Estado e por isso precisamos de parceiros com o BNDES”, enfatizou Denarium.

O governador reforçou a importância de investir em financiamento ao microcrédito e a agricultura familiar, além de privatizar empresas e alocar recursos, fazer o ZEE [Zoneamento Ecológico-Econômico] e a regularização de terras.

“O presidente do BNDES foi muito sensível com nossas demandas e agora é nosso parceiro para destravar Roraima e levar o Estado ao desenvolvimento”, acrescentou Denarium.

Outro ponto importante citado foi o asfaltamento da estrada que liga o Brasil a Guiana. “Com a parceria do BNDES podemos ter recursos para asfaltar a estrada fazendo com que a nossa produção escoe mais rápido gerando emprego e renda para toda a população”, pontuou Denarium. “Além da estrada, podemos trazer um backbone e transformar Roraima no primeiro Estado 100% digital, ligado a um cabo de fibra ótica de alta velocidade vindo da Guiana”, continuou.

Gustavo Montezano disse que o BNDES será parceiro do Governo do Estado e começará um trabalho de força tarefa, dentro de um planejamento estratégico para investimentos no setor de energia, zoneamento ecológico, estrada Brasil- Guiana, créditos para micro e pequenas empresas, assim como para agricultura familiar, por meio da Agência de Fomento do Estado [Desenvolve -RR].

“A cada três meses começaremos uma agenda de trabalho durante encontros recorrentes com a presença de parlamentares, secretários e o Banco para que possamos mudar a história do Estado”, disse o presidente do BNDES.

Os senadores presentes reafirmaram a importância dessa parceria. “A Agência de Fomento do Estado de Roraima – Desenvolve-RR foi criada para apoiar, incentivar e investir no setor primário e precisa voltar a fazer com plenitude essa ação de desenvolvimento”, frisou Mecias de Jesus.

“O Governo de Roraima vem investindo na reconstrução do Distrito Industrial, e ter o BNDES como parceiro trará mais desenvolvimento para o estado”, acrescentou Chico Rodrigues.

Para o secretário de Planejamento, Marcos Jorge, Roraima está virando a página. “Precisamos fazer o Zoneamento Ecológico Econômico isso sim fará com que Roraima dê um salto para o verdadeiro desenvolvimento”, enfatizou.

SECOM-RR

Fotos: Secom-RR