ENTRETENIMENTO APAE terá aulas de xadrez para pacientes e alunos

Serão iniciadas nessa sexta-feira, 12, oficinas de xadrez para os atendidos da APAE Boa Vista. A instituição oferecerá aulas para crianças a partir dos seis anos. O objetivo é desenvolver o raciocínio rápido, as habilidades de observação e tomada de decisão.

Para o presidente da APAE, Bruno Perez, os pacientes e alunos precisam compreender e saber solucionar os problemas no dia a dia, mesmo que eles sejam no ambiente familiar. “Queremos fazer deles mais independentes e confiantes. Além disso, a concentração, a paciência e o espírito esportivo serão trabalhados nas aulas”, explicou.

Os atendidos serão divididos em duas turmas, sempre às sextas-feiras de 8h às 9h e de 9h às 10h. Os pais ou responsáveis também poderão acompanhar os alunos e consequentemente aprender para dar continuidade à estimulação em casa.

A professora voluntária será Jainy Rouse Magalhães, que já foi campeã brasileira estudantil por Roraima. Ela também já representou o Estado em competições em São Caetano do Sul (SP) e nos jogos regionais de 1997 a 2002 em São Paulo, onde foi campeã por equipe. Jainy foi a primeira atleta de Roraima a participar de uma Olimpíada.

Pesquisas apontam que o xadrez pode ser um aliado à educação por ajudar no rendimento escolar e desenvolver a concentração dos alunos. Por este motivo, o jogo passou a ser utilizado em escolas com intuito de colaborar no progresso da aprendizagem.

O lançamento da oficina será nesta sexta-feira, 12, às 8h, na sede da APAE na rua Edson Castro, 603, Liberdade.

Ascom/Apae Boa Vista