Lourinho propõe políticas de desenvolvimento da agricultura no estado

Tramita nas comissões técnicas da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), um Projeto de Lei de autoria do deputado Eder Lourinho (PTC), que institui a Política Estadual de Desenvolvimento da Agricultura no Estado. De acordo com o parlamentar, o objetivo é criar o centro de apoio ao produtor rural, incentivar os grupos organizados de produtores rurais e instituir a política estadual de aquisição de alimentos da agricultura familiar.

Pela proposta, também serão promovidas palestras, cursos de capacitação e difusão tecnologias agrícolas sustentáveis, bem como o apoio ao desenvolvimento das agroindústrias que utilizem parte da matéria-prima produzidas no próprio Estado. Lourinho defende ainda a aplicação de boas práticas agrícolas e o incentivo da agricultura orgânica, que produz alimentos saudáveis, sem agrotóxicos e com garantia de qualidade, indo direto para a mesa das famílias roraimenses.

O projeto também inclui parcerias com a iniciativa privada, Governo Federal e Estadual visando a qualificação do trabalhador rural, o desenvolvimento do cooperativismo e associativismo, apoio à iniciativa de comercialização direta entre agricultores familiares e consumidores, incentivo ao desenvolvimento do turismo rural, promoção da inclusão social do trabalhador agrícola e redução das desigualdades sociais e criação de incentivos fiscais para as empresas adquirirem produtos do agricultor.

O deputado disse que é preciso criar políticas de incentivo à agricultura por meio de adoção de medidas que estimule a atividade e a melhoria da qualidade de vida do trabalhador rural. “O nosso estado é destaque na produção de hortifrutigranjeiro e agricultura familiar, e mesmo com todas as adversidades, sejam climáticas, políticas, econômicas ou estruturais, sinaliza para um futuro brilhante do setor, que pode contribuir com a economia do estado e a geração de emprego e renda”, concluiu.

Assessoria de Comunicação e Marketing