MAIS SAÚDE HGR ganha máquina que faz desinfecção de instrumentos cirúrgicos

Em funcionamento desde o mês passado, o equipamento tem um valor de investimento de R$ 173 mil

Graças ao planejamento minucioso feito pela Sesau (Secretaria Estadual de Saúde), o HGR (Hospital Geral de Roraima) passa a contar com o apoio de uma máquina termodesinfectadora, um equipamento que possibilita diminuir o tempo de esterilização dos instrumentos usados nos procedimentos cirúrgicos.

De acordo com o diretor administrativo do HGR, Edgar Hoover, a máquina foi adquirida ainda na gestão anterior, mas só foi instalada na unidade em setembro deste ano. O valor de investimento foi de R$ 173 mil. “Com ela, nós estamos garantindo aos profissionais uma maior rapidez na execução do processo de esterilização de itens usados nas cirurgias, atendendo de forma clara às recomendações da RDC 15, da Anvisa”, explicou.

Antes da instalação do equipamento, o processo de limpeza dos itens cirúrgicos era realizado de forma manual, o que não só demandava mais tempo, como aumentavam as possibilidades de um dos servidores sofrer um acidente.

“Como não basta apenas instalar o equipamento, nós também nos preocupamos com a questão do manuseio, ou seja, de como essa máquina seria operada. Nisso, nós promovemos uma capacitação para cerca de 60 pessoas, entre enfermeiros e técnicos de enfermagem, que fazem parte do CME [Central de Materiais de Esterilização], para justamente facilitar os trabalhos que são realizados por ele. É determinação da secretária Cecília Lorenzon e também uma oportunidade para eles estarem se reinventando nessa área”, completou.

ASCOM/SESAU

Fotos: Eduarda Martos – Ascom/Sesau