PARCERIA Sesau e Setrabes se unem em ação de prevenção e diagnóstico de ISTs

Foram ofertados exames de HIV, hepatites B e C e sífilis, para a população que esteve no Parque Anauá

Para alertar a população sobre os riscos das ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis), a Sesau (Secretaria de Saúde), por meio do Núcleo de Controle de ISTs da CGVS (Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde), realizou, entre os dias 7 e 9 de março, no Parque Anauá, uma ação de prevenção e diagnóstico.

A ação fez parte da programação da I Feira da Mulher Empreendedora do Campo, da Floresta e da Cidade, evento organizado pela Setrabes (Secretaria Estadual do Trabalho e Bem-Estar Social). No local, foram feitos 432 exames. Destes, foram 108 exames cada para identificação de HIV, Sífilis, Hepatites B e C. Além disso, foram distribuídos 2880 preservativos masculinos e 1000 géis lubrificantes foram para a população.

“A parceria com essas instituições, como a Setrabes, ajuda a divulgar as formas de prevenção existentes, dando acesso à população ao diagnóstico do HIV, sífilis e hepatite B e C, e aos serviços disponíveis no Estado relacionados a essas infecções”, explicou Valdirene Oliveira, gerente do núcleo.

Ela ressaltou que a ideia da ação partiu da própria Setrabes e que novas ações em parceria com a secretaria já estão em vista para serem realizadas em breve. Além disso, outras instituições, como a UFRR (Universidade Federal de Roraima) e o programa Médicos Sem Fronteiras já trabalham em parceria com o Núcleo para novos projetos, que já estão em planejamento.

ASCOM/SESAU

Foto: Divulgação/CGVS