Pedido de vista adia votação de indicado para assumir Iacti

Comissão definirá nova data para a sabatina do presidente interino

A Comissão Especial Externa criada para sabatinar o indicado para a presidência do Iact (Instituto de Amparo à Ciência e Tecnologia), Aluízio Nascimento da Silva, adiou o resultado da arguição após pedido de vista feito pelo deputado Soldado Sampaio (PCdoB). A reunião ocorreu na tarde desta quinta-feira (16), na Assembleia Legislativa.

Conforme explicou Soldado Sampaio, esta decisão foi necessária para haver um entendimento entre os parlamentares. “A sabatina foi satisfatória, mas é uma Casa política, de maioria, por não ter ainda o consenso de unanimidade, eu preferi pedir vista para fazermos uma conversa e voltarmos a nos reunir em comissão”.

Para a presidente do grupo, deputada Betânia Almeida (PV), a sabatina foi proveitosa, mas foi necessário acatar o pedido do deputado Soldado Sampaio. “O próximo passo será marcar uma data para uma nova sabatina”.

Na sabatina, os membros da comissão questionaram ao presidente interino sobre as finalidades do Iact para o Estado, os serviços prestados à população e quais são as prioridades da Pasta.

O agricultor Aluízio Nascimento disse que estão nos projetos do Governo do Estado melhorias na internet, por meio do Roraima Estado Digital, e a intenção de transformar o Parque Anauá em uma Cidade Tecnológica, em parceria com a Setrabes (Secretaria do Trabalho e Bem Estar Social).

O sabatinado explicou que o projeto Roraima Estado Digital vai interligar os municípios em um cabo submerso. “Não vivemos sem tecnologia. Dessa maneira a gente consegue atingir todos”. Ele afirmou ainda que tem aprendido todos os dias com a equipe e traçados metas para que o instituto alcance todos os moradores do Estado no que se refere à tecnologia e inovação.

Estiveram presentes na sabatina as deputadas Betânia Medeiros, Tayla Peres (PRTB), os deputados Evangelista Siqueira (PT), Neto Loureiro (PTB) como relator, e Soldado Sampaio.

Assessoria