Programa Piloto De Combate À Criminalidade Exibe 80% De Redução Nos Homicídios


O programa Em Frente Brasil, um projeto piloto de combate à criminalidade violenta lançado pelo Ministério da Justiça no dia 29 de agosto deste ano em cinco cidades brasileiras, já apresenta resultados positivos. De acordo com dados do ministério divulgados no dia 02/10, foi registrada uma queda de 53% nos homicídios nestas cidades no mês de setembro, em comparação com o mês anterior.

O programa tem por objetivo o combate aos crimes violentos nas cidades com maiores índices de homicídios, e conta com esforços das forças de segurança da União, dos Estados e dos municípios. O programa teve sua primeira fase piloto implementada nos municípios de Ananindeua (PA), Cariacica (ES), Goiânia (GO), Paulista (PE) e São José dos Pinhais (PR).

O Ministro da Justiça, Sérgio Moro, fez visita técnica no dia 04/10 à cidade de São José dos Pinhais (PR), e explicou os critérios adotados para a escolha dos municípios integrantes do projeto piloto Em Frente Brasil.

Segundo o ministro, foram levados em consideração a média ponderada do número de homicídios dolosos ocorridos nos últimos anos, bem como a situação fiscal do Estado, além da aceitação e do comprometimento da gestão estadual e do respectivo município.

De acordo com balanço feito em Goiânia (GO), foi registrada uma redução nos índices de criminalidade nas regiões oeste e noroeste da cidade atendidas pelo programa desde o dia 30/08. De acordo com esse balanço, houve queda de 80% no número de assassinatos, de 25% nas tentativas de homicídio, de 100% nas lesões graves seguidas de morte, além de uma redução de 39% nos roubos.

Fonte:Critica Nacional