Programa Rumo Certo Prefeitura e Tribunal de Justiça ampliam parceria na oferta das vagas em estágios

programa atende atualmente 227 adolescentes de 15 a 17 anos com uma formação educacional e preparação para o mercado de trabalho.

Nesta quinta-feira, 6, a prefeita Teresa Surita, e a secretária de Gestão de Pessoas do Tribunal de Justiça de Roraima (TJ/RR), Bruna França, assinaram o novo Termo de Cooperação Técnica que amplia de 36 para 135 vagas de estágio ofertadas pelo órgão. A ampliação da parceria entre ambos os órgãos aconteceu durante solenidade no auditório do Sebrae/RR.

Na ocasião, a prefeita encaminhou mais 99 novos integrantes do programa Rumo Certo para exercerem suas funções no Tribunal. O programa atende atualmente 227 adolescentes de 15 a 17 anos com uma formação educacional e preparação para o mercado de trabalho.

Para a prefeita Teresa Surita, o programa oportuniza jovens a experiência do mercado de trabalho e todas as parcerias são sempre bem-vindas. “Esses 99 jovens que começam a trabalhar dentro dos órgãos da Justiça de Boa Vista estão encaminhados para o resto da vida. Naturalmente saem empregados e aprendem muito. Isso não é um emprego, mas é um direcionamento na vida de cada um”, declarou a prefeita.

De todos os parceiros, o TJ/RR, é o que recebe o maior número de estagiários do Rumo Certo. “Já é uma parceria longa do Tribunal com a prefeitura nesse projeto. Já direcionamos os jovens para atuação tanto nas áreas administrativas quanto judiciais. É muito importante para o tribunal porque além de contar com o apoio dos jovens, tem a questão social de inseri-los no mercado de trabalho”, declarou Bruna França.

Todos os integrantes do Rumo Certo recebem uma bolsa no valor de R$ 210 e atuam em áreas administrativas de órgãos públicos e instituições conveniadas (PMBV, TJ/RR, Fier, IEL, OAB, Senai/RR, Sesi/RR, TCE/RR). Um dos novos integrantes é a jovem de 15 anos, Fernanda Monteiro, que não vê a hora de iniciar o estágio.

“É a primeira vez que entro em um projeto da prefeitura. Eu espero aprender muitas coisas, ter mais responsabilidade. Eu sempre quis trabalhar e saber como ter o primeiro emprego e foi o que o projeto me forneceu”, disse.

Aproveitando o momento, a prefeitura incluiu também 25 novos integrantes no ArtCanto, 25 no Dedo Verde e 14 estagiários do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), que foram encaminhados para desenvolverem suas atividades no projeto Cabelos de Prata.

É através dos projetos sociais que a Prefeitura de Boa Vista tira crianças, adolescentes, jovens e idosos da ociosidade e da vulnerabilidade social. Hoje são mais de 2,6 mil integrantes do Crescer, Dedo Verde, Rumo Certo, Artcanto, Cabelos de Prata e Conviver. Todos administrados pela Secretaria Municipal de Gestão Social.

Fonte:Secretaria Municipal de Comunicação – SEMUC