REDE ESTADUAL Matrículas Novas para a Educação de Jovens e Adultos iniciam dia 13 nas escolas de Boa Vista

Os interessados devem comparecer no horário das 16h às 20h, nas secretarias das 18 escolas da rede estadual de ensino, que ofertam a Educação de Jovens e Adultos nas etapas de Ensino Fundamental e Médio

As matrículas para os estudantes da EJA (Educação de Jovens e Adultos), para o ano letivo 2020 iniciam na próxima segunda-feira, 13, e seguem até 17 de janeiro. Os interessados devem comparecer no horário das 16h às 20h, nas secretarias das 18 escolas da rede estadual que ofertam a etapa de ensino.

As matriculas serão realizadas em três etapas distintas. A primeira será a Rematrícula Automática, ou seja, é o ato de confirmação de permanência do aluno na unidade escolar e se dará automaticamente, nos termos da LEI n° 1.101, de 13 de setembro de 2016.

Os estudantes da Rematrícula Automática deverão apenas confirmar a permanência na escola frequentada em 2019 para atualizar os dados cadastrais, até o dia 10 de janeiro, na secretaria da escola.

A segunda etapa se refere às Matrículas Novas, que serão realizadas no período de 13 a 17 de janeiro, nas secretarias das escolas da rede estadual. Ficam reservadas, em cada escola, as vagas para os alunos reprovados no ano letivo de 2019 e para os alunos oriundos do 9° ano, que irão cursar a 1° série na mesma escola.

A terceira e última etapa é da Central de Matrículas, que ocorrerá no período de 22 a 24 de janeiro e funcionará na Escola Estadual Monteiro Lobato, no horário de 8h às 13h.

“Nós convidamos todas as pessoas que não tiveram acesso na idade certa para se dirigirem às secretarias das escolas que ofertam a modalidade de Educação de Jovens e Adultos. Essa é uma política do Governo do Estado e da Secretaria de incluir e transformar a vidas dessas pessoas que não tiveram sucesso na vida escolar na idade certa”, ressaltou Rosangela Viana, chefe da Dieja (Divisão de Educação de Jovens e Adultos) da Seed (Secretaria de Educação e Desporto). 

Documentos necessários

Para se matricular na EJA é necessário que o estudante tenha idade mínima de 15 anos completos para cursar o Ensino Fundamental e idade mínima de 18 anos completos para cursar o Ensino Médio.

Para efetivar a matrícula é necessária a apresentação da Transferência, Declaração, Certidão ou outro similar, Registro Civil ou Cédula de Identidade, CPF, Cartão de Vacina atualizado e duas fotos 3×4.

De acordo com o Calendário Escolar, o inicio do Ano Letivo 2020 será para o dia 30 de janeiro, com carga horária de 400 horas, distribuídas em, no mínimo, 100 dias letivos para cada ano/série.

Escolas que ofertam EJA

Atualmente, 18 escolas estaduais ofertam a Educação de Jovens e Adultos, sendo sete para o Ensino Fundamental e 14 para o Ensino Médio. São elas: Fagundes Varela, Professora Maria das Neves Rezende, Lobo D’Almada, Professora Raimunda Nonato Freitas da Silva, Professor Antonio Ferreira de Souza e os Colégios Estaduais Militarizados Professora Maria de Lourdes Neves e Professora Conceição Costa e Silva. 

Ofertam Ensino Médio as escolas Fagundes Varela, Caranã (atualmente funcionando na Escola Fernando Granjeiro), Monteiro Lobato, Professor Carlo Casadio, Professora Maria das Neves Rezende, Professor Voltaire Pinto Ribeiro, Maria Sônia de Brito Oliva, Professor Antonio Carlos da Silva Natalino, Senador Hélio da Costa Campos e Camilo Dias e os Colégios Estaduais Militarizados Luiz Ribeiro de Lima, Professora Maria dos Prazeres Mota, Professor Jaceguai Reis Cunha e Professora Conceição Costa e Silva.

MARÍLIA MESQUITA
Fotos: Ascom/Seed