UNIÃO DO BEM Parceria com o Ramito Circo reforça estoque de sangue do Hemoraima

A companhia circense fez a unidade o repasse de 200 ingressos para uma sessão especial que ocorrerá na próxima quinta-feira, dia 17

A direção do Hemoraima (Centro de Hemoterapia e Hematologia de Roraima) e administradores do Ramito Circo firmaram nesta quinta-feira, dia 10, uma parceria para reforçar o estoque da unidade.

Com o slogan “Quem doa sangue, doa vidas”, a companhia circense disponibilizou ingressos para os 200 primeiros doadores que procurarem a unidade.

“Nós do Ramito Circo somos solidários com os hemocentros do Brasil, até porque, na nossa concepção, quem doa sangue também doa vida. E nós sabemos que aqui, apesar de ser uma capital pequena, os índices de acidentes são bem elevados. Por esse motivo, o sangue passa a ser algo muito valioso”, destacou Marcelo dos Santos, do Ramito Circo.

Além de ajudar na parte administrativa do circo, Santos dá vida ao irreverente palhaço Tulipa. Ele não esconde a satisfação de poder contribuir com os trabalhos daquela que é responsável por atender a toda as demandas de sangue das unidades hospitalares do Estado.

“A doação desses ingressos serve também com uma forma de incentivo às pessoas, para que elas ajudem a unidade. Nós sabemos que existem aqueles doadores regulares, mas quanto maior for a quantidade de interessados, melhor será a capacidade de atendimento da unidade”, completou.

Doador de sangue desde os 20 anos, o administrador de empresas Albert Mendonça, hoje com 37 anos, estava aguardando o momento da coleta quando soube da novidade. Ele não perdeu tempo e já garantiu a sua presença no espetáculo.

“Sempre que posso, venho até o Hemoraima para doar sangue e hoje com essa novidade do ingresso, que achei bem bacana. Fica aqui a dica para que as pessoas compareçam a unidade para doar sangue e garantir um momento de diversão no circo”.

Vale lembrar que os ingressos oferecidos na ação são para uma sessão especial que será realizada no dia 17, às 15h30, na tenda do circo montada no estacionamento do Pátio Roraima Shopping, situado no bairro Cauamé.

“Atualmente o estoque é baixo, principalmente no que diz respeito às tipagens O- e O+. Tendo em vista as cirurgias eletivas pelo HGR (Hospital Geral de Roraima), que foram retomadas em julho deste ano, vários procedimentos foram feitos, e isso tem provocado uma alta por demandas por sangue, a nossa preocupação é sempre em fazer com que a unidade não fique desabastecido”, ressaltou Isaías Magalhães, gerente da coleta de sangue do Hemoraima.

CRITÉRIOS PARA SER DOADOR – O interessado em fazer a doação tem que ter entre 16 e 69 anos, sendo que doador abaixo de 18 anos precisa de autorização por escrito e estar acompanhado dos pais ou responsáveis legais, ter no mínimo 50 quilos, gozar de boa saúde, ter dormido bem na noite anterior a doação e comparecer até a unidade bem alimentado.

Na recepção da unidade, ele terá que apresentar um documento oficial com foto, para que seja realizado o cadastro e avaliação de critérios junto ao pessoal da área clínica. O Hemoraima funciona de segunda à sexta-feira, no horário das 7h30 às 12h; das 13h às 18h. A unidade está localizada na avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, próximo ao HGR.

ASCOM/SESAU

Fotos: Eduarda Martos/Ascom Sesau