
O ano de 2016 foi de muitos bons resultados para o nadador roraimense de maratonas aquáticas, Flávio Monteiro. O atleta subiu ao pódio várias vezes nas competições em que participou. O ‘homem-peixe’ coleciona diversos título, desde locais, regionais e nacionais. Este ano o feito maior foi a conquista do bicampeonato da Copa Brasil.
O nadador é considerado no estado o melhor atleta de maratona aquática da atualidade. Ele que representa o Sindicato dos Policiais Civis do Ex-Território de Roraima (Sinpol).
Na bagagem o nadador começou o ano de 2016 com a conquista da 1ª etapa da Copa Brasil, competição que ocorreu em fevereiro na Ilha de Porto Belo, em Santa Catarina. No mês seguinte, o homem-peixe ficou com o título do Circuito Rei do Mar, na prova Challenge na categoria 20 a 24 anos. Ainda ficou como 6º colocado geral, entre cerca de 500 atletas na cidade do Rio de Janeiro (RJ).
Em abril, disputou a 2ª etapa da Copa do Brasil, disputada no Lago Itaipu, em Foz do Iguaçu (PR). O roraimense marcou o tempo de 1 hora, cinco minutos e 09 segundos em um percurso de 5km e terminou em segundo lugar, mas assumiu a liderança da competição.

Em maio, o atleta conquistou a 3ª colocação na etapa de Ubatuba (SP), do Circuito Rei do Mar, na prova Challenge, categoria 20 a 24 anos. A prova foi disputada na praia Perequê Açu. No mesmo mês, o homem-peixe também levou o primeiro lugar da 3ª etapa da edição da Copa Brasil, em Brasília (DF), no lago Paranoá.

No mês de setembro, Flávio Monteiro tornou-se bicampeão da Copa Brasil de Maratonas Aquáticas. Terminou a disputa na terceira colocação na 6ª etapa da competição em Maceió (AL). O resultado foi o suficiente para garantir o segundo título do roraimense na praia de Pajuçara. No mesmo mês, o homem-peixe também obteve conquista local, ele venceu a Maratona do Rio Branco, na categoria Geral. A competição que fazia parte da programação dos Jogos de Verão.
E não parou por aí. Em outubro, Flávio Monteiro chegou em quarto lugar na categoria sênior (20 a 24 anos) na prova Challenge do Circuito Rei do Mar, com o tempo de 52’57”. A competição foi na praia do Recreio, no Rio de Janeiro (RJ).
Ainda em outubro, Flávio venceu a 9ª e penúltimaetapa do Campeonato Baiano de Maratonas Aquáticas (Troféu Base Naval de Aratu), com o tempo de 33’58”. A prova foi disputada na praia de Inema-BA. No mesmo mês, Monteiro entrou nas águas já campeão para a última etapa da Copa Brasil, disputa que ocorreu em Salvador (BA) e ficou com o terceiro lugar na categoria sênior.
A mais recente conquista de Flávio Monteiro foi o título de uma das provas de águas abertas mais tradicionais do Amazonas, Rio Negro Challenge Amazônia, mais conhecida como a Travessia Almirante Tamandaré.