Ao serem identificados riscos ou suspeita de câncer, pacientes receberam encaminhamento para exames específicos

Na tarde desta quarta-feira (27), a Unacon (Unidade de Alta Complexidade em Oncologia) realizou um mutirão de atendimentos em combate ao câncer de cabeça e pescoço. Em apenas uma tarde, 60 pessoas foram avaliadas por especialistas no HGR (Hospital Geral de Roraima). A ação faz parte da campanha Julho Verde, que busca sensibilizar a população sobre a importância da prevenção a estas doenças.
O mutirão iniciou às 14h, quando foram distribuídas senhas por ordem de chamada e grau de complexidade, sendo os mais graves atendidos primeiro. De acordo com a cirurgiã de cabeça e pescoço Ragly dos Santos, ao identificar riscos ou suspeita de câncer nos pacientes, eles receberam encaminhamento para exames específicos como tomografia, laringoscopia, ultrassom e biópsia, a fim de subsidiar o diagnóstico.
“Após a efetuação dos exames solicitados, os pacientes deverão retornar ao mesmo profissional. Se houver necessidade os pacientes serão encaminhados imediatamente para tratamento e cirurgia, dependendo de cada caso”, explicou a cirurgiã, ao enfatizar que a ação durou um dia, mas que os pacientes atendidos serão acompanhados durante todo o tratamento.
O paciente Elson Magalhães da Silva, de 42 anos, soube da campanha pela imprensa e aproveitou a oportunidade para fazer uma consulta com especialista. Ao relatar os sintomas, foi encaminhado para fazer uma biópsia. “Estou com feridas na boca há mais de um ano, mas começou a piorar a ponto de sentir dores. Foi por isso resolvi procurar um especialista”, disse.
O motorista Reinaldo Nunes Viana, de 48 anos, esteve na ação, também com queixas de feridas na boca. Ao ser atendido, recebeu orientações e prescrição de medicamentos. “Por meio do mutirão fui atendido rapidamente e já recebi o encaminhamento para tratar da enfermidade”, disse.
SINTOMAS – Os principais sintomas do câncer de cabeça e pescoço podem incluir o aparecimento de um módulo, uma ferida que não cicatriza, dor de garganta, dificuldade para engolir e alterações ou rouquidão da voz. Portanto, ao notar qualquer alguns desses sintomas, deve-se procurar um médico no posto de saúde, onde um clínico geral irá direcioná-lo para um especialista da área.
Os principais fatores de riscos para o surgimento da doença estão ligados à ingestão de bebida alcoólica e o fumo. Para se prevenir, é preciso evitar esses hábitos, que aumentam o risco de desenvolvimento do câncer. Além disso, uma das formas de contágio é através da infecção pelo vírus do HPV (vírus do papiloma humano), que tem atingido indivíduos jovens, menores de 45 anos.
O índice de mortalidade de câncer entre os homens é devido ao diagnóstico ser realizado em fase avançada da doença. No sexo feminino, o câncer da tireoide é o mais frequente, mas a busca das mulheres pelo diagnóstico precoce tem crescido, possibilitando o tratamento com chances de cura.
FONTE: GOVERNO DO ESTADO DE RORAIMA