A turma conta com policiais militares, civis, federais e rodoviários federais, agentes penitenciários e guardas civis municipais
As aulas do curso COSAP (Curso de Conduta de Sobrevivência e Autoproteção Policial), que vai atender na primeira turma a 20 policiais, tiveram início na manhã desta segunda-feira, dia 25. A aula inaugural aconteceu no auditório da APICS (Academia de Polícia Integrada Coronel Santiago) e contou com a presença do secretário estadual de Segurança Pública, Márcio Amorim.
Participam do curso, policiais militares, civis, federais e rodoviários federais, agentes penitenciários e guardas civis municipais.Segundo a diretora da APICS, Giuliana Castro, o COSAP é uma iniciativa da própria Academia, visando contribuir com o Sistema de Segurança Pública do Estado.
“A Academia é o lugar mais apropriado para que se promova a integração entre as forças policiais, o que resulta numa maior evolução em relação às ações de Segurança Pública. Havia alguns anos que a Academia não promovia um curso. Antes eram das instituições policiais essas iniciativas. Hoje estamos com a representatividade em todas as forças e nossa meta é atender ao maior número possível de policiais”, disse.
O COSAP será ministrado pelo vice-diretor da APICS, tenente coronel Francisco Xavier, com aulas teóricas e práticas. Além disso, os instrutores de tiro da Polícia Militar de Roraima serão responsáveis pelos treinamentos práticos de tiro.
O secretário Márcio Amorim destacou que este é o primeiro curso realizado pela SESP, por meio da Academia de Polícia neste ano, com o propósito de garantir ao policial o treinamento para o uso de seu próprio armamento, visando sua autoproteção e segurança.
“Teremos aulas teóricas e práticas de tiros. Serão tiros policiais e de combate nas ruas e de defesa pessoal. O curso demonstra a integração total pregada pelo Governo Federal com o estadual, no sentido de prover essa aproximação das instituições policiais. A SESP confia na capacidade dos instrutores que estão dedicando seu tempo, até sem remuneração neste momento”, apontou.
Ascom PCRR
Foto: Ascom PCRR