Grupo atuará em situações de conflito como motins, rebeliões e tentativas de fuga nas unidades prisionais do Estado
Extinto em 2015, o GIT (Grupo de Intervenção Tática), especializado em gerenciar conflitos e rebeliões no Sistema Prisional do Estado, será reimplantado. Para isso, 42 agentes penitenciários se voluntariam e passam, desde esta segunda-feira, dia 22, por um estágio de capacitação e nivelamento na Apics (Academia de Polícia Integrada Cel. Santiago).
Estruturado por meio de uma parceria entre a Sejuc (Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania) e a Policia Militar de Roraima, o curso intensivo foi dividido em duas turmas, com aulas de segunda a sábado, das 6h até às 20h30, entre os dias 22 a 27 de agosto e 29 de agosto a 3 de setembro.
Na grade curricular estão disciplinas como gerenciamento de crise com aulas de negociação; prática de atividade física; uso diferenciado e seletivo da força; comandos e sinais de comunicação; técnicas defensivas e ofensivas de equipes táticas em ambientes fechados; maneabilidade tática em ambiente prisional e noções de ações de choque.
Conforme o coordenador do curso, capitão Fabiano Cesário Peres, com a formação os agentes poderão atuar dentro dos presídios em funções específicas da categoria. “Esses agentes estarão qualificados e atuando nas suas reais funções. Assim, a Polícia Militar, que hoje atua dentro dos presídios, poderá voltar a sua atividade normal que é a guarda externa. Deste modo, teremos profissionais reciclados e bem preparados dentro e fora das unidades”, destacou.
Para o secretário de Justiça e Cidadania, Uziel de Castro Júnior, o retorno da GIT concretiza um avanço gestão do sistema. “É importante destacar que os agentes escolheram integrar a equipe e participar da capacitação. Agora, eles vão diretamente nas situações de conflito como motins, rebeliões e tentativas de fuga nas unidades prisionais do Estado. É um investimos na capacitação técnica, física e psicológica que, com certeza, reflete na segurança da população”, explicou.
FONTE: GOVERNO DO ESTADO DE RORAIMA