
Para atrair a atenção dos alunos e deixar a aula mais didática, os professores do centro prepararam uma aula prática com a criação de protótipos de robôs. Todas as turmas foram orientadas a levar para aula alguns materiais recicláveis como papelão, garrafas pet, rolos de papel higiênico vazio, e tudo que acharem que podem usar para construir os seus protótipos.
Para a instrutora Liana Barroso, esse é um momento importante de interação e de conhecimento, porque só através das aulas práticas que os alunos vão começar a entender como é difícil montar um robô. “Eles precisam usar a criatividade, alguns alunos estão superando nossas expectativas”, ressaltou a instrutora.
O aluno Carlos Henrique Belém montou o robô com suas colegas de classe. “Foi divertido, mas muito difícil, a gente teve que montar um robô usando papelão, pintando e colando tudo na garrafa pet, ele ficou bonito, mas deu muito trabalho”, concluiu o aluno.
Durante o primeiro módulo do curso, os alunos vão poder conhecer o universo Lego, dentro desse universo eles vão ter acesso ao kit lego e conhecer suas principais características. Após essas aulas eles vão poder manusear as peças, sendo orientados através das técnicas de montagem e só a partir daí é que os alunos vão ficar habilitados a montagem em um nível mais elaborado, com gabaritos e protótipos.
Ao todo, o curso tem três módulos, no final de cada módulo os alunos passam por testes de avaliação para que possam continuar no módulo seguinte. A previsão é que o primeiro módulo encerre no início de setembro.
O Projeto de Robótica é uma atividade extracurricular, com duração de cinco meses, destinado para as crianças da rede municipal de ensino que cursam o 4º ano e que tenham idade preferencialmente entre 9 e 11 anos.
No CCTI tem 34 turmas de alunos estudando aula de robótica em dias e horários diferentes, durante toda a semana. Ainda estão disponíveis 50 vagas, os pais interessados em inscrever seus filhos só precisam levar a declaração da escola, comprovante de residência e os documentos pessoais dos pais e do aluno, sendo que os originas devem ser entregue acompanhado das cópias.
Fonte:boavistaagora.com.br