Roraimense conquista a medalha de ouro na categoria até 50kg com um wasari em cima do brasileiro, Victor Almeida. Lutador entra para a história de RR com o título
O roraimense Aristides Lucena Júnior entrou para a história no esporte roraimense mais uma vez. Após a conquista no Campeonato Brasileiro em maio deste ano, agora ele foi muito mais longe ao ser campeão e medalha de ouro no Panamericano de Judô de Cadetes que aconteceu na cidade de Villa Carlos Paz, em Córdoba, na Argentina. O lutador venceu na final outro brasileiro na categoria até 50kg, Victor Almeida, com um wasari em quatro minutos de combate.
Mas até chegar a final da competição, o roraimense encarou dois adversários estrangeiros. Na primeira luta ele venceu o canadense, Aides Sapenov, com um ippon aos 2’40”. No segundo confronto, Lucena derrotou o equatoriano Leonel Kunchikiai com um wasari aos quatro minutos de luta.
O lutador viajou para Argentina com a delegação da seleção brasileira de judô. Em Roraima, o sensei Sérgio Borba, da Associação Ases do Norte, que é o treinador de Aristides Lucena comemorou o título já que não pôde viajar com o aluno para a competição,falou do orgulho.
– A felicidade é indescritível. Até uns dias atrás o nosso sonho era o Campeonato Brasileiro. Agora ele sagrou campeão Panamericano, o primeiro da história de Roraima, assim como foi quando garantiu o título nacional. O orgulho em poder ver um trabalho feito com tanto sacrifício render esse resultado tão maravilhoso e enorme. A certeza de que podemos ser muito mais pelo esporte roraimense e brasileiro é bem maior agora – afirmou Borba.
Por telefone a mãe de Aristides, dona Sebastiana Lucena, falou da alegria e felicidade de ver o filho conseguir realizar um sonho e representar muito bem o estado na competição. Segundo ela, apesar de todas as dificuldades enfrentadas, eles tiveram que fazer rifa e vender de porta em porta, mas que tudo foi recompensado com o título Panamericano.
– Ele é orgulho da nossa família, do nosso estado e agora do Brasil. Estou muito feliz e emocionada, fico até sem palavras para descrever tudo isso que estou sentindo pelo meu filho. Valeu muito o esforço e as dificuldades que enfrentamos antes da viagem. Não tivemos apoio, fizemos rifa e graças a Deus deu tudo certo. O resultado é esse título que ele está trazendo para todos nós – disse Sebastiana.
Por Nailson Wapichana/Boa Vista, Roraima
Fonte:globoesporte.globo.com/rr