Bombeiros passam treinamento sobre Sistema de Comando de Incidentes a profissionais de saúde

O treinamento ocorre na sala de monitoramento instalada na Vigilância Sanitária Estadual para profissionais da saúde

Foto: Ascom CBMRR
Foto: Ascom CBMRR

O SCI é uma ferramenta organizacional utilizada por multi-agências para empregar da melhor forma os recursos disponíveis 

O CBMRR (Corpo de Bombeiros Militar de Roraima) promoveu na manhã desta terça-feira, dia 24, um treinamento básico sobre Sistema de Comando de Incidentes a profissionais da saúde que irão atuar diretamente na organização da operação de enfrentamento ao novo coronavírus.

A instrução ocorreu na sala de monitoramento instalada no prédio da Vigilância Sanitária Estadual, na avenida Capitão Júlio Bezerra, no São Francisco. Conforme explicou o capitão Antônio Henrique, o treinamento tem por finalidade auxiliar na organização, planejamento e execução das ações de todos os órgãos envolvidos.

Ele explicou que o Sistema de Comando de Incidentes é uma ferramenta organizacional utilizada por agências do mundo inteiro, como forma de otimizar e empregar da melhor maneira possível os recursos humanos, materiais e financeiros nas operações.

“O sistema possui uma estrutura básica com um comandante, oficial de segurança, oficial de ligação, oficial de relações públicas, planejamento, operações, logística e administração e finanças. Pode expandir ou reduzir conforme o tamanho de cada operação” detalhou o capitão.

SISTEMA – É uma ferramenta de gerenciamento de incidentes padronizada, para todos os tipos de sinistros e eventos, que permite a seu usuário adotar uma estrutura organizacional integrada para suprir as complexidades e demandas de incidentes únicos ou múltiplos, independente das barreiras jurisdicionais.

A utilização do sistema proporciona a segurança a quem atende ao chamado e todas as pessoas envolvidas ou atingidas pelo evento, além do uso eficiente dos recursos disponibilizados.

Fonte: Secom