
Servidores e estudantes do campus Novo Paraíso do Instituto Federal de Roraima, no município de Caracaraí, no Sul de Roraima, bloquearam parte da BR-174 na manhã desta sexta-feira (21) em protesto contra a PEC 241, que estabelece um limite para os gastos públicos. O bloqueio, segundo os servidores, foi encerrado às 11h30.
A manifestação foi realizada pelo Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (SINASEFE). De acordo com os organizadores, o ato reuniu 150 manifestantes.
A servidora do Instituto e representante dos manifestantes, Áurea Luiza Azevedo de Miranda, explicou que a manifestação ocorreu contra a diminuição de gastos com a Educação no país.
Segundo ela, os servidores e estudantes já sofrem constantemente porque o campus fica distante da sede dos municípios do Sul do estado.
Além disso, ela frisou que os cortes no orçamento da Educação propostos pelo Governo Federal podem causa prejuízos aos estudantes.
“Com a diminuição dos recursos poderemos até deixar de atender algum município. Hoje atendemos 6 municípios do sul do estado, não queremos de deixar de atender nenhum”, explicou Áurea.
A manifestante não soube informar quantas pessoas participaram da ação que ocorreu de forma pacífica e durou 3h30.
PEC 241
A Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 241 estabelece que as despesas da União (Executivo, Legislativo e Judiciário) só poderão crescer conforme a inflação do ano anterior e a previsão de especialistas é de perdas na educação, na saúde e na assistência social.
FONTE: G1