Ação será realizada em Boa Vista pela oitava vez, agora, no bairro Senador Hélio Campos

Especialidades médicas foram definidas de acordo com a necessidade da população / Foto: Secom/Gov.RR /
A Caravana do Povo, promovida pelo Governo do Estado, será realizada pela oitava vez em Boa Vista. A ação ocorre neste sábado, dia 03, na Escola Estadual Maria Sônia de Brito, localizada no bairro Senador Hélio Campos, a partir das 8h. A Sesau (Secretaria Estadual de Saúde) pretende realizar cerca de mil atendimentos à população, com serviços médicos especializados, exames e serviços na área de enfermagem.
Ao todo serão levados 14 médicos, que farão atendimentos em oftalmologia (três médicos); ginecologia, sendo um profissional com ultrassonografia e outro no atendimento; urologia, sendo um com exame de ultrassonografia e outro para exame de PSA (exame de próstata); cardiologia sendo um profissional realizando ecocardiograma e outro eletrocardiograma; além de neurologia, pediatria, dermatologia e otorrinolaringologia, com um médico cada.
Inicialmente são ofertadas 50 vagas por profissional, mas de acordo com demanda, sempre há um acréscimo no número de atendimentos. Estarão disponíveis também serviços de enfermagem, aferição de pressão arterial e testes rápidos de HIV, sífilis, hepatite A e B e entrega de preservativos e gel lubrificante.
De acordo com o diretor do DPSI (Departamento de Políticas de Saúde Itinerante), Francisco Monteiro, as especialidades médicas são selecionadas conforme a necessidade da população. “Isso traz uma facilidade para a comunidade, pois não é necessário marcar as consultas antes. As ações diminuem também a demanda nos hospitais”, pontuou.
Somente na área de Saúde, já foram realizados mais de 30 mil atendimentos. O maior número é nas especialidades de ginecologia, urologia e oftalmologia. Exames como ecocardiograma e ultrassonografia, serviços de aferição de pressão arterial, teste de glicemia também estão entre os serviços mais procurados pela população.
ATENDIMENTOS
Na edição anterior da Caravana do Povo, realizada no bairro Sílvio Botelho, em Boa Vista, foram realizados mais de 900 atendimentos somente na área da saúde.
A ação, que é promovida pelo Governo do Estado, envolve cerca de 250 servidores de 27 secretarias e órgãos de governo. Ao todo são mais de 70 serviços nas áreas de saúde, direitos humanos, justiça, cidadania e beleza.
FONTE: SECOM/GOV.RR