Datam do século V e estão em perfeito estado de conservação.

Foram encontradas centenas de moedas de ouro em perfeito estado de conservação na cave do Teatro Cressoni, em Como, Itália. As moedas foram encontradas dentro de um jarro de barro e datam do fim do império romano no século V.
As moedas foram encontradas durante a semana passada e transferidas para um laboratório de restauração em Milão, onde serão examinadas em profundidade.
Não se conhece para já o valor do ‘pequeno’ tesouro, mas segundo relatos dos meios de comunicação italianos poderá valer milhões de euros.
O teatro, que abriu em 1870, foi mais tarde transformado num cinema mas acabou por fechar em 1997, e estava a ser demolido para construir uma habitação luxuosa. Os trabalhos acabaram por ser suspensos após a descoberta de forma a poderem ser feitas mais escavações.