
Foi publicado na manhã desta terça-feira, dia 1º de maio, no site da UERR (Universidade Estadual de Roraima), o edital para realização de Concurso Público da PMRR (Polícia Militar de Roraima), para provimento de vagas ao cargo de soldado PM 2ª classe do QPCPM (Quadro de Praças Combatentes da PM).
O certame ofertará 400 vagas. Desse total, 15% serão destinadas para as mulheres (60 vagas). As inscrições serão de 15 de maio a 24 de junho. Nos dias 15 e 16 de maio, poderão ser feitas as inscrições com pedidos de isenção.
Os candidatos poderão efetuar a inscrição pela internet, no endereço eletrônico https://cpc.uerr.edu.br/, no menu Concursos – Área do Concurso da PM, onde estão o edital e os procedimentos necessários para a efetivação da inscrição. Não serão aceitas inscrições via fax e/ou via correio eletrônico (e-mail), ou realizadas fora do prazo estipulado.
As inscrições somente serão consideradas válidas, após a confirmação do pagamento da respectiva taxa, no valor de R$ 180,00, dentro do prazo de validade do boleto bancário.
O certame terá validade de dois anos, contados da data da homologação de seu resultado junto à Segad (Secretaria de Estado da Gestão Estratégica e Administração), prorrogável uma única vez, por igual período, a critério do Governo do Estado de Roraima.
A prova objetiva será aplicada no dia 19 de agosto, das 8h às 12 horas. No dia 3 de outubro, será publicado o resultado final dos classificados na prova objetiva, e, no dia 4, publicação do edital de convocação para exames médico, odontológico e toxicológico dos classificados.
O concurso será dividido em quatro etapas: A primeira etapa, prova objetiva, eliminatória e classificatória. A segunda etapa dividida em duas fases: 1ª fase: exames médicos, odontológicos, toxicológicos; 2ª fase: exame aptidão física. A terceira etapa será avaliação psicológica, através de exame psicotécnico. A quarta etapa será a investigação social.
Os candidatos aprovados nas respectivas regiões do interior previstas no Edital serão lotados em um dos municípios ou localidades da região do emprego operacional escolhida, de acordo com a necessidade e conveniência da administração da Polícia Militar.
POLÍCIA MILITAR– O último concurso da PMRR foi realizado em 2013. À época, a população do Estado era de pouco mais de 450 mil habitantes, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Em 2018, esse número ultrapassa 522 mil pessoas, com base na estimativa populacional de 2017.
“Temos um déficit muito grande. Roraima cresceu e precisamos ter essa cobertura da Polícia Militar, que é quem realmente faz a segurança da população do nosso Estado”, disse a governadora Suely Campos, ao destacar que a Corporação tem recebido investimentos no aparelhamento, com aquisição de viaturas, armas, munições e coletes balísticos.
VÂNIA COELHO
Foto: Secom