O CPI (Comando de Policiamento do Interior) completa nesta quinta-feira, dia 10, 12 anos de sua criação. Para comemorar a data, uma programação foi idealizada para os policiais de todas as CIPMFron (Companhias Independentes de Polícia Militar de Fronteira). Até sábado, dia 12, serão realizadas atividades que visam estabelecer os procedimentos administrativos para padronizar as ações do comando do Interior.
Nesta quinta-feira, haverá um ciclo de palestras técnico-operacionais sobre “Abordagem Policial Humanizada: verbalização; revista; algemação e condução”, além da apresentação da nova distribuição das CIPMFron no Interior do Estado. Serão apresentadas as palestras sobre Polícia Comunitária, com o major Miguel Arcanjo e Técnicas de Abordagem com o coronel Waney Vieira.
Na sexta-feira, dia 11, serão realizadas atividades recreativas para o efetivo com as modalidades Triatlo, com saída do Parque Anauá, e futebol society, no campo de futebol da Associação de Oficiais PM e Bombeiros. No sábado, 12, será realizada a partida final do futebol e um almoço de confraternização entre os competidores e os familiares dos policiais que compõe o efetivo do interior do Estado.
O Comandante do Policiamento do Interior, Wanei Vieira, explica que esse ano foram implantadas a 4º Cia, na área rural de Boa Vista, e a 5º Cia, com sede em Bonfim. “Com essa reestruturação será realizada uma nova distribuição do efetivo do CPI nos 14 municípios e zona rural de Boa Vista”.
Sobre a filosofia de policiamento comunitário que já foi implantada nos municípios do interior, o coronel explicita casos de sucesso com a utilização dos próprios PMs das localidades. “Os policiais que estão próximos da comunidade, que conhecem sua realidade e seus problemas, podem utilizar seus conhecimentos em diversas áreas para adequar os projetos que vem atendendo a comunidade. Temos os Guerreiros da Paz, que começou em Caracaraí e agora se expande para Alto Alegre; Xadrez na Escola, no Cantá; no Amajarí temos policiamento comunitário nas escolas; Uiramutã atua com oficinas de futebol para crianças, trabalho semelhante vem sendo desenvolvido em Pacaraima; atuação do Proerd em vários municípios, além dos conselhos comunitários implantados em Bonfim e em fase de implantação em Alto Alegre”, pontou.
O comandante destaca que esse tipo de trabalho ajuda a levar, por intermédio da Polícia Militar, o poder do Estado através de uma relação mais humanizada e que esse processo, a médio e longo prazo tornará a polícia imprescindível, mostrando que a missão de servir e proteger se estende além do policiamento ostensivo. “Conseguimos, por exemplo, com o empenho de nossa tropa, arrecadar donativos e brinquedos, que foram organizados em 120 kits e serão entregues às comunidades do Baixo Rio Branco no próximo dia 21” disse.
Sobre a imigração venezuelana em Pacaraima o militar afirma que tem se buscado com ações preventivas, orientar a população dessas comunidades para minimizar esse impacto sobre os habitantes do município. “Temos, além do policiamento, o vídeomonitoramento, que nos ajuda a atuar de forma eficiente. As ocorrências mais graves têm ocorrido entre os próprios venezuelanos”.
O comandante do CPI finaliza agradecendo o empenho de todos os policiais militares do CPI e também ao Comandante Geral da PMRR, coronel Dagoberto Gonçalves, que não tem medido esforços para melhorar as condições de trabalho da Instituição e à governadora Suely Campos, que tem tratado com muita responsabilidade a corporação.
HISTÓRIA – Criado em 9 de setembro de 1998, através da lei complementar 027, a princípio fazia parte do CPCI (Comando de Policiamento da Capital e do Interior). No ano de 2004 foi desmembrado do CPCI pela lei complementar 081, de 10 de novembro. Atualmente, é comandado pelo Coronel Waney Vieira, possui 323 policiais, distribuídos em seis Companhias e conta com uma frota de 31 viaturas e 25 motocicletas.
Programação
Dia 10 de novembro de 2016 (quinta-feira)
Palestra no Auditório da APICS, nos seguintes horários:
14h às 14h50 – Polícia Comunitária, com o Maj. QOCPM Arcanjo.
15h às 18h – Técnicas de Abordagem, com CEL. QOCPM Waney;
Dia 11 de novembro de 2016 (sexta-feira)
8h às 12h – Triatlo
17h às 20h – Futebol society, na ASSOPBM
Dia 12 de novembro de 2016 (sábado)
7h30 às 12h – Final do futebol
12h às 16h – Confraternização de todos os competidores e familiares do CPI
FONTE: GOVERNO DO ESTADO DE RORAIMA