O Hospital criou a sala para isolamento de pacientes com suspeita de COVID-19, além de facilitar manejamento de pacientes para o HGR, em casos graves.


O Governo de Roraima vem buscando adaptar as Unidades de Saúde, da capital e do interior, para atender as necessidades relacionadas ao novo coronavírus (COVID-19). No município de Rorainópolis, o Hospital Regional Sul Governador Ottomar de Sousa Pinto, por exemplo, foi feita a reorganização do espaço para instalação de uma nova estrutura de atendimento semi-intensivo.
O objetivo é atender pacientes com suspeita de COVID-19 e direcioná-los, quando houver necessidade, ao Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento, em Boa Vista.
Conforme o diretor da Unidade, Élson Alves da Silva, para o pleno funcionamento do serviço, atendimentos não-emergenciais foram suspensos temporariamente.
“Trata-se de atendimentos de ortopedia, ginecologia, cardiologia, oftalmologia, entre outros, que não são de urgência e emergência, ou seja, atendimentos ambulatoriais”, esclareceu.
O diretor ressalta que, a partir da reorganização da estrutura, o paciente que procurar a Unidade entrará por uma porta lateral, não a principal, e assim não terá contato com os outros pacientes durante todo o atendimento.
De acordo com o secretário de saúde, Francisco Monteiro Neto, a reorganização da Unidade é uma das medidas adotadas pela gestão, observando a preocupação do governador Antonio Denarium de auxiliar a população com respeito e dignidade. A sala semi-intensiva será limpa constantemente como parte da estratégia de atender pessoas com suspeita de coronavírus, para que ela funcione ativamente.
“Tivemos o privilégio de receber enfermeiros aprovados no processo seletivo, com experiência em atendimento em UTI [Unidade de Terapia Intensiva], para realizar um treinamento interno de todos os servidores, além de já contarmos com médicos de experiência intensivista. Isso torna nossa Unidade preparada para a recepção de casos suspeitos”, afirmou.
Até a manhã dessa sexta-feira, 3, Rorainópolis não tem nenhum caso suspeito ou confirmado de coronavírus.
Desde sua fundação, em 2014, o Hospital Regional Sul Governador Ottomar de Sousa Pinto é referência no atendimento de pacientes no Sul do Estado. Além de Rorainópolis, a Unidade atende pacientes dos municípios de Caracaraí, Caroebe, São Luiz e São João da Baliza.
O hospital conta com 30 leitos e atende, em média, 10 mil pacientes por mês.“São serviços importantes que o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde, tem disponibilizado para o povo Macuxi, bem como para as pessoas que escolheram Roraima para viver. Com essa mudança no fluxo de atendimento, a Unidade terá condições de atender a população do interior, fortalecendo toda a Região Sul do Estado, da melhor maneira possível, prestando a assistência adequada, principalmente nesse momento tão delicado para o Brasil e o mundo”, enfatizou o secretário de Saúde.