Comidas típicas como galinhada com pequi e o feijão tropeiro podem ser encontradas com facilidade pelas ruas de qualquer cidade de Minas Gerais, seja qual for a época do ano. São pratos típicos da culinária mineira que ultrapassaram os limites do Estado e são encontrados em todo o Brasil.
No extremo Norte do país, não é diferente, e na 5ª noite do Arraial do Anauá, os mineiros que escolheram Roraima para viver puderam sentir o cheiro e o sabor típicos da terra natal, e matar um pouquinho da saudade de casa.
Isso porque a Barraca da Cidadania, que toda noite de Arraial tem uma culinária diferente, trouxe os pratos mineiros na noite desta terça-feira, 3. “Essa noite é para as pessoas aproveitarem para matar a saudade da terra natal e para quem não conhece, conhecer essa culinária tão rica”, disse Kátia Amanda, chefe de gabinete da Sesau (Secretaria Estadual de Saúde), pasta responsável pelo cardápio desta noite.
A expectativa da organização é que pelo menos 400 visitantes passem pelo local. Pessoas como a empresária Léa Sversut, natural de Mato Grosso. “A organização está de parabéns, a ideia da barraca temática é muito criativa. Pude matar um pouco a saudade da minha terra, pois a galinhada com pequi é um dos pratos típicos da minha região”, disse.
PROGRAMAÇÃO – Até o fim do Arraial, em cada noite a Barraca da Cidadania terá um cardápio diferente:
Dia 6 – Noite Nordestina
Dia 7 – Noite Gaúcha
Dia 8 – Noite Roraimense
Dia 9 – Noite Paraense
SECOM RR
Fotos: Elinaldo Santos