
Mudanças drásticas no Orçamento da secretaria de Saúde para o exercício 2017 motivaram o requerimento do deputado Soldado Sampaio (PCdoB) para a convocação dos secretários estaduais de Saúde e Planejamento, para o dia 05 de dezembro, às 15h, na sala de reuniões da Assembleia Legislativa de Roraima. O requerimento foi aprovado durante reunião da Comissão de Orçamento, Fiscalização financeira, Tributação e Controle, ocorrida na manhã desta segunda-feira, 28.
“Houve um remanejamento para cooperativa e diminuição para os servidores efetivos. Então nós resolvemos convocar os secretários pra prestar esclarecimentos aos membros da Comissão do orçamento, pra dizer o porquê dessa mudança de prioridades e nessa linha saber o que podemos fazer para ajustar e atender servidores e cooperativas”, explicou Sampaio.O requerimento foi acatado por unanimidade. Segundo a deputada Aurelina Medeiros (PTN), a Comissão tem trabalhado no sentido de construir um Orçamento capaz de atender as demandas, mesmo com “uma receita pequena e despesa grande”.
“Nós nos deparamos com um grande problema na área da Saúde, que tem uma despesa imensa, com hospitais sendo abertos e uma receita pequena. Então, hoje foi mais uma análise dessas condições. Nós estamos priorizando recursos e ações, por isso vamos chamar os secretários para discutir o Orçamento da saúde. Nós estamos buscando equacionar essa situação”, ponderou.Na reunião, a Comissão rejeitou o requerimento do deputado Jânio Xingu (PSL) que pedia a criação de uma subcomissão para criar lideranças sindicais e auferir subsídios ao Orçamento. Os deputados também estenderam o prazo para entrega de emendas parlamentares ao relator, até o dia 07 de dezembro.Estiveram presentes à reunião os deputados Coronel Chagas (PRTB), presidente da Comissão, o deputado Marcelo Cabral (PMDB), relator da Lei Orçamentária Anual de 2017, além dos deputados Zé Galeto (PRP) e Izaias Maia (PTdoB).
Camila Dall”Agnol
SupCom ALE-RR
Em: 28/11/2016