Como manter o inglês afiado durante as férias?

Para além de livros e exercícios gramaticais, confira maneiras descontraídas para não se desconectar do inglês no período de descanso

Os estudantes costumam comemorar a chegada das férias: tempo para relaxar após um período intenso de estudos. Embora o foco nesse momento seja o descanso, é possível se desconectar sem perder o contato a língua estrangeira aprendida. Afinal, o contato com outro idioma não precisa se resumir a atividades tradicionais, como redações, exercícios de vocabulário, interpretação ou gramática. Ele pode ocorrer de maneira descontraída e ser incorporado à rotina.

A psicologia das abordagens divertidas

Quando realizamos alguma atividade prazerosa, que prende nossa atenção, nem percebemos o tempo passar, e com o estudo não é diferente. É o que afirma a teoria do psicólogo croata Mihaly Csikszentmihaly. Segundo ele, o ‘flow’ se caracteriza por um estado mental atingido quando se está totalmente envolvido no que produz ou realiza. É uma condição de foco absoluto que torna qualquer atividade espontânea e produtiva.

Nesse contexto, Stephen Krashen, linguista e professor universitário norte-americano, também defende que a descontração é terreno fértil para o aprendizado. Para ele, línguas estrangeiras não são habilidades ensinadas, estudadas ou memorizadas, mas assimiladas e desenvolvidas gradativamente, em situações reais de comunicação.

Assim, é importante mesclar o aprendizado do inglês com atividades divertidas. Videogames, filmes, séries, livros, jogos de tabuleiro e aplicativos são sinônimo de entretenimento e alívio de tensão para muitas pessoas, o que faz deles fortes aliados para quem deseja descansar a mente e, ainda assim, continuar aprendendo.

Adaptação de atividades

Pequenos ajustes podem ser feitos para transformar as atividades cotidianas em atividade de aprendizagem prazerosa. Para Ruymara Almeida, diretora pedagógica da Red Balloon, uma alternativa é que os estudantes assistam a filmes, séries e vídeos que gostem em inglês. “Não é preciso ir muito além do que já sabe ou se forçar a entender tudo, isso acontece aos poucos. Inicialmente, se não tem facilidade, o estudante pode ser auxiliado pelas legendas. Além de assistir ao filme ou série por diversão, você pode tentar se desafiar e tentar prestar atenção em alguns diálogos mais simples.”

Segundo Ruymara, a leitura, a música e os jogos também são maneiras de manter língua aprendida e adquirir vocabulário durante as férias. Topar se arriscar em um trava línguas com amigos e familiares, bem como mudar o idioma do celular para aquele que deseja praticar também podem ser alternativas simples, eficientes e divertidas. A única regra é incorporar a língua em questão no dia a dia e fazer isso de maneira descontraída.

Vantagens de uma língua estrangeira fazer parte da rotina

Manter o contato com o idioma estudado, durante as férias, facilita a adaptação no retorno das aulas, além de possibilitar que o estudante perceba, na prática, que foi possível continuar aprendendo com autonomia além de aprender e expandir horizontes culturais, pois é possível entender muito sobre outros países e suas particularidades por meio de produções literárias e audiovisuais.

Sobre a Red Balloon (www.redballoon.com.br) – Fundada em 1969, a Red Balloon é uma escola de inglês com metodologia exclusivamente desenvolvida para crianças e adolescentes, aplicada de maneira natural e divertida, com aulas de artes, culinária e outras atividades complementares. Conta com cerca de 120 unidades no Brasil, atuando nos modelos de unidades de rua e in school. A Red Balloon pertence à Cogna Educação, maior empresa de educação básica do país.

Mira Comunicação