Realizada na manhã de sexta-feira, 17, a ação faz parte da segunda fase da campanha nacional de vacinação, iniciada na quinta-feira, dia 16


Dando sequência às ações de apoio à Campanha de Vacinação contra a Influenza, o Governo de Roraima, por meio do NEPNI (Núcleo Estadual do Programa Nacional de Imunização) da Sesau (Secretaria de Saúde), realizou na manhã de sexta-feira, dia 17, a imunização de agentes da PRF (Polícia Rodoviária Federal).
“Foram administradas 66 doses de vacina, e esse público faz parte da segunda fase da campanha, que iniciou ontem, dia 16”, disse a Alice Dantas, gerente do NEPNI.
Ao todo, o Estado recebeu 44 mil doses da vacina para esta fase. Além dos membros das forças de segurança e salvamento, fazem parte do público alvo os portadores de doenças crônicas, caminhoneiros, motoristas e cobradores de transporte coletivo, portuários, povos indígenas, funcionários do sistema prisional, pessoas privadas de liberdade e adolescentes que cumprem medida socioeducativa.
“É importante frisar que, nesse momento, os motoristas de aplicativos não fazem parte dessa etapa, que vai até o dia 8 de maio, quando inicia a terceira fase para os demais grupos alvos da campanha”, completou.
ESTADO ATINGE META DE IMUNIZAÇÃO DE IDOSOS
Os dados da primeira etapa ainda não foram totalmente finalizados, porém, segundo parcial do próprio NEPNI, o Estado já conseguiu atingir a meta para os idosos.
Até o momento, 23.512 das 25.702 pessoas desse grupo foram imunizadas, o que dá um total de 91,48% de cobertura vacinal. Entre os profissionais de saúde, o percentual, até agora, é de 62,85%, uma vez que 8.390 dos 13.349 alvos da campanha já foram vacinados.
“É importante que a população compreenda a importância que a vacina tem para justamente evitarmos o adoecimento das pessoas, principalmente agora que estamos enfrentando a pandemia do coronavírus”, pontuou o secretário de Saúde, Francisco Monteiro Neto.
Vale lembrar que a meta preconizada pelo Ministério da Saúde é de 90% dos públicos alvos da campanha até o dia 22 de maio. As doses estão sendo encaminhadas por etapas, em razão da capacidade de produção do Instituto Butantã, responsável pela geração da vacina.
“Todas as Unidades Básicas de Saúde com sala de vacinação já receberam as doses, e as pessoas que se enquadram no público alvo dessa etapa podem solicitar a vacina”, concluiu Alice.