“Essas visitas foram fundamentais para relatar ao poder público estadual as urgências que algumas escolas indígenas necessitam, e uma delas já foi incluída no cronograma de melhorias da Secretaria Estadual de Educação”, diz o deputado estadual Marcelo Cabral em defesa do acesso a uma educação de qualidade para todos.
Esse tema foi uma das pautas prioritárias do parlamentar ao longo de 2024. Com um compromisso firmado em buscar melhorias para a qualidade do ensino em Roraima, o parlamentar dedicou-se a ouvir professores, alunos e gestores – principalmente dentro das comunidades indígenas do estado – para buscar soluções concretas para as principais demandas da área.
É o caso da Comunidade Água Fria, no município de Uiramutã, onde ele recebeu as demandas diretamente dos professores das escolas Marcos Inácio Wapichana e Santa Rita, localizadas nas comunidades Novo Paraíso e Cumarú, no município de Bonfim, constatando desafios significativos de infraestrutura e a necessidade de materiais pedagógicos adequados, resultando em encaminhamentos de processo de atendimento pelo poder público.
“As escolas indígenas são fundamentais para essas comunidades, pois elas permitem a integralidade cultural, a preservação dos costumes tradicionais e o acesso às informações cientificas, tecnológicas e literárias para cada aluno”, diz ele.
Nascido em uma fazenda no município de Amajari e filho de trabalhadores rurais, ele conhece de perto o poder transformador do ensino. Desde a infância, recebeu dos pais o incentivo para valorizar o estudo, uma experiência que moldou sua visão de mundo e sua trajetória política.
Essa vivência também guia seu compromisso com políticas públicas que ofereçam melhores condições de aprendizado, especialmente para estudantes em regiões vulneráveis.
APROVADO O PL n◦ 172∕2024
Outro marco importante foi a aprovação de um projeto de lei de sua autoria, que prevê a criação de uma ouvidoria para a educação estadual. O objetivo da iniciativa é aproximar os profissionais da educação do governo de Roraima, estabelecendo um canal direto para receber denúncias, sugestões e reivindicações. “Essa ouvidoria será uma ponte de diálogo, garantindo que os problemas enfrentados por professores e alunos não fiquem sem resposta, contribuindo em construir um futuro melhor para o nosso estado por meio da educação”, afirma o deputado.
Por Assessoria de Comunicação