
Denúncias de pessoas que foram aos postos de saúde em vários municípios do estado com sintomas da covid-19 em busca de atendimento médico e tiveram dificuldades no acesso aos serviços, levaram o deputado Eder Lourinho (PTC) a apelar para os gestores públicos municipais no sentido de envidar esforços para oferecer condições mínimas de atendimento a pacientes que procuram essas unidades de saúde em busca de ajuda e orientação médica para o problema da infecção provocada pelo coronavírus.
O parlamentar ressaltou que o atendimento de urgência e emergência é de extrema necessidade à população e precisa de profissionais de saúde para atender de forma eficaz essa demanda nesse período crítico de pandemia. “Estamos em uma situação muito difícil por conta desta pandemia e precisamos contar com médicos, medicamentos e bom atendimento na rede básica de saúde, principalmente para atender aquelas pessoas que chegam com sintomas da covid-19 e em estado físico e emocionalmente abalado”, explicou.
O deputado destacou a importância do atendimento na rede primária, o que, segundo ele, vai desafogar as filas e evitar maior fluxo nos hospitais de média e alta complexidade, evitando assim o estrangulamento da rede pública de saúde. “A crise gerada pelo coronavírus afetou a base da pirâmide no atendimento em saúde no estado, envolvendo todos os municípios da rede primária. Mas não podemos nos acomodar nesse momento que mais a população precisa dos organismos públicos e das autoridades constituídas”. Concluiu.