
Tornar obrigatório o uso de máscara de proteção pela população nas ruas e locais públicos do estado, bem como deflagrar campanha publicitária nas redes sociais e canais de mídias sobre a conscientização da necessidade do uso desse equipamento foi proposto pelo deputado Eder Lourinho (PTC), ao Governo do Estado, através de indicações protocoladas na Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), no início da semana.
O parlamentar defendeu sua proposta alegando que os números de infectados pelo coronavírus em Roraima nos últimos dias tem causado perplexidade na população e preocupação nas autoridades de saúde do estado e dos municípios. “As medidas preventivas ao contágio do novo coronavírus precisam ter um alcance maior de conscientização da população. As recomendações, embora necessárias, ainda são ignoradas pela maioria das pessoas”, lamentou.
O deputado lembrou que os especialistas advertem que o uso de máscaras protetoras contribui de forma decisiva para evitar o aumento do número de casos de contaminação, mais infelizmente, segundo ele, a maioria das pessoas que saem para fazer compras no setor comercial e fazer pagamentos externos não usam o equipamento ou utilizam de maneira errada. “O isolamento social e a higienização correta são as armas que temos hoje para conter a transmissão do coronavírus, mas o uso de máscara de forma correta é um poderoso aliado nesta luta”, assegurou.
Outra proposta do deputado é tornar obrigatório nos estabelecimentos comerciais e locais de atendimento placas ou cartazes informativos sobre a necessidade do uso de máscara de proteção, sendo pré-requisito para o atendimento do cliente. “Acreditamos que a melhor forma dos estabelecimentos comerciais obrigarem a seus clientes a usarem máscara de proteção é colocar na entrada do recinto e em lurar de boa visibilidade placas ou cartazes informativos sobre a necessidade do uso do equipamento, bem como advertindo que o cliente só será atendido mediante o uso da máscara e de forma correta”, finalizou.