No primeiro dia, 160 mulheres receberam informações sobre aproveitamento integral de alimentos
Em busca de uma alimentação saudável, economia gerada pelo não desperdício de alimentos e uma possibilidade de geração de renda, as mulheres beneficiárias do Programa Crédito do Povo, da Setrabes (Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social), iniciaram nesta segunda-feira (06) a oficina de culinária promovida em parceria com o Ceffor (Centro Estadual de Formação dos Profissionais da Educação de Roraima), e com o Sesi RR (Serviço Social da Indústria de Roraima).
Marcando o início das atividades especiais que a Setrabes realiza durante o mês de março, alusivas ao Dia Internacional da Mulher, as oficinas têm como objetivo compartilhar orientações sobre o aproveitamento integral de alimentos, com abordagens teóricas e práticas, que incluem receitas de doces, salgados e sucos.
De acordo com a secretária do Trabalho e Bem-Estar Social, Emília Campos, esta é uma oportunidade para que as mulheres beneficiárias recebam informações que promovam a segurança alimentar e a prática de uma alimentação saudável, assim como a possibilidade de uma fonte de renda.
“Abrimos as atividades em comemoração às mulheres, oferecendo às beneficiárias do Crédito do Povo, muitas chefes de família, informações que proporcionem mais saúde a toda a família, por meio de uma alimentação equilibrada, a economia gerada pelo aproveitamento integral dos alimentos, além de terem condições de alcançar a independência financeira”, comemorou Emília.
Foram abertas 500 vagas, com turmas formadas por 80 mulheres. As aulas começaram nesta segunda-feira e seguem nos dias 7, 13, 14, 15 e 16 de março, das 8h às 12h e das 14h às 18h, na Setrabes (Avenida Mário Homem de Melo, 2310, bairro Mecejana). Todas as participantes recebem material impresso com orientações focadas na segurança alimentar e diversas receitas aproveitando todas as partes dos alimentos. Ao final do curso, todas as participantes receberão certificados.
O técnico em nutrição do Sesi, José Mailson, explica que estão sendo passadas sugestões de aproveitamento integral, por exemplo, de talos, sementes e cascas dos alimentos, com receitas saudáveis e práticas que podem ser adequadas à preferência de cada pessoa. “Todos os alimentos podem ser utilizados integralmente, garantindo o consumo do seu valor nutricional total. Vamos preparar quatro receitas a cada oficina e demonstrando o sabor de cada receita”, explicou.
A dona de casa Lídia Jardim Pereira foi uma das participantes dessa primeira manhã da oficina. Mãe de cinco filhos com idades de seis a 16 anos, ela busca informação sobre como manter uma alimentação saudável de toda da família. “As pessoas desperdiçam muito os alimentos. Por isso acho que agora vou conseguir economizar usando o alimento todo nas receitas”.
POLÍTICAS PÚBLICAS – Ainda nesta manhã, a coordenadora estadual de Políticas Públicas para Mulheres, Maria Eva Barros, apresentou às participantes os trabalhos desenvolvidos pela Coordenação, as atividades realizadas no mês de março, como a Caravana da Mulher, orientações sobre o combate à violência contra a mulher, “além das iniciativas que o Governo do Estado tem realizado em busca da autonomia financeira das roraimenses, o que contribuirá para a autonomia financeira, saindo do ciclo de violência”, ressalta.
Durante esses dias de oficina, a equipe da Coordenação também está aplicando um questionário, sem identificação, para levantar o perfil dessas participantes e buscar sugestões para novos cursos que a Setrabes oferecerá às beneficiárias do Crédito Social.
Secretaria de Comunicação Social do Governo do Estado de Roraima
SIMONE CESÁRIO
Fotos: Vinícius Felix