A Prefeitura de Boa Vista promoveu na manhã desta quarta-feira, 8, na Unidade Básica de Saúde Olenka Macellaro, o lançamento oficial do Programa de Acolhimento aos diabéticos atendidos pela rede municipal de saúde.
Além da transferência dos insumos para aplicação da insulina, do aparelho para o monitoramento da glicemia e das fitas, a unidades básicas também passarão a disponibilizar as insulinas humanas NPH e Regular.
Para o secretário Municipal de Saúde, Cláudio Galvão, a medida vai facilitar o acesso e garantir mais qualidade nos serviços aos pacientes insulinodependentes. “Além dos insumos e da insulina, criamos um kit de seletores para aplicação correta da insulina e uma cartilha de automonitorização que vai permitir ao médico e ao paciente um acompanhamento maior e mais exato”, explicou.
Dona Arlete Isabel da Silva, 56 anos, portadora da diabetes tipo 2 há 20 anos, comemorou a iniciativa da prefeitura pela implantação do acolhimento. “É muito bom esse programa, pois agora teremos a segurança de receber a insulina e as orientações necessárias para o nosso dia a dia”.
Os pacientes que passarão a receber a insulina nas unidades serão acolhidos no primeiro momento pela Superintendência de Assistência Farmacêutica e receberão orientações e material informativo para o acompanhamento adequado, com seletor de locais para a aplicação do medicamento e caderneta para anotação da glicemia ao longo do dia.
Hoje, a prefeitura atende aproximadamente 548 diabéticos insulinodependentes e desenvolve em 15 unidades grupos de hipertensos e diabéticos. Nos encontros semanais, eles recebem orientações e tiram dúvidas relacionadas à alimentação adequada, atividades físicas por meio de palestras e rodas de conversas.
SEMUC