
Os 77 alunos soldados do Curso de Formação da Polícia Militar de Roraima, participaram na tarde desta quinta-feira (2), de uma ação de sensibilização sobre a doação de sangue e medula óssea no Hemoraima (Hemocentro de Roraima).
Eles participaram de uma palestra sobre a importância da doação e tiveram a oportunidade de tirar dúvidas sobre o tema. Alguns aproveitaram a oportunidade para doar sangue.
A iniciativa visa incentivar que mais pessoas doem sangue e se cadastrem no Redome (Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea) que é o terceiro maior banco de doadores de medula óssea do mundo. O Redome reúne todos os dados dos voluntários à doação para pacientes que não possuem um doador na família.
A assistente social do Setor de Captação do Hemoraima, Deusa de Jesus, explicou que o apoio de parceiros é importante para a instituição. “Repassamos para eles um pouco da importância de ser um doador e a necessidade de que cada um assuma esta causa como uma responsabilidade. Essa é a nossa luta: ter parceiros para garantir que todos tenham o sangue na hora que for preciso”, destacou.
A instrutora do curso de soldados, tenente Adriane Severo,falou sobre o trabalho de sensibilização para a doação de medula.“O nosso objetivo aqui, além de repor o estoque do banco de sangue do Hemocentro é acima de tudo fazer esse trabalho de sensibilização sobre o cadastro de doadores de medula óssea, que muita gente não tem conhecimento e que é um processo simples, que ajuda a salvar muitas vidas”, explicou.
Para o aluno soldado Jadiel de Melo, a doação tem um significado ainda maior. “Meu filho está em tratamento para curar uma Leucemia e graças a Deus, até o momento, não precisou de transplante.Mas no hospital em que ele está é comum vermos crianças esperando pelo transplante de medula. Então quanto mais pessoas doarem, mais crianças terão a oportunidade de cura”, concluiu.
Secretaria de Comunicação
DINA VIEIRA
Foto: Carlos Vieira