A Prefeitura de Boa Vista promove nesta quinta-feira, 9, o I Encontro de Troca de Experiências em Desenvolvimento de Primeira Infância – Tecendo Redes, no Centro Empresarial Ideias e Negócios. O evento pretende responder o que está sendo feito e o que pode ser feito em prol dessa fase da vida importante da primeira infância, que vai da gestação aos seis anos de idade.
O evento terá a participação de gestores, profissionais da educação, saúde, assistentes sociais, médicos, famílias, estudantes, empresários e lideranças, compartilhando saberes, práticas e histórias que possam fortalecer os cuidados com as gestantes, mães e crianças de Boa Vista, a capital da Primeira Infância.
As discussões terão as presenças de especialistas em primeira infância: Eduardo Marino, gerente de Conhecimento Aplicado da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal e Marcos Davi, Consultor em formação profissional para o Desenvolvimento da Primeira Infância.
A programação conta com palestras sobre os temas: programa Família que Acolhe (FQA) e articulação das sete Redes de Primeira Infância instaladas em Boa Vista. Além de rodas de conversas entre os participantes para a troca de experiência, saberes e práticas sobre a etapa da vida essencial para o desenvolvimento humano.
No encontro serão lançadas as publicações: “Memória e Resultados do Projeto Formação em Desenvolvimento da Primeira Infância do Família que Acolhe” e “Cadernos da Equipe e da Família: Toda é Hora de Cuidar”, terceira Edição do Projeto Nossas Crianças: Janelas de Oportunidade para o Família que Acolhe. Os participantes também poderão conhecer trabalhos acadêmicos voltados à primeira infância.
A programação começa a partir das 8h30 com o credenciamento e recepção dos participantes com café da manhã (Welcome coffee). As 10h30 terá a apresentação do Coral ArtCanto, e em seguida a Paletra: O que é FQA? ministrada pela Prefeita de Boa Vista, Teresa Surita e segue com lançamento e entrega de publicações, visitação e discussão dos pôsteres.
O evento segue pela parte da tarde a partir das 14h00 com atividades culturais e palestras com o especialista Dr. Marcos Davi sobre Memória e “Resultados do Projeto de Formação em DPI/FQA” e “Tecendo Redes de Primeira Infância”. O evento encerra as 18h00 com apresentação musical.
POR QUE FALAR EM PRIMEIRA INFÂNCIA?
Estudos mostram que é na primeira infância (gestação aos seis anos de idade) que a criança alcança seu pleno potencial de desenvolvimento: capacidade de aprendizado, vínculos afetivos e formação da personalidade, por exemplo. E tudo isso que acontece nesse período tem total influência da realidade em que a criança está inserida.
Ou seja, se a criança cresce em ambiente acolhedor, propício ao desenvolvimento de suas potencialidades e recebe atenção e estímulos, aumenta as possibilidades de se tornar um adulto com melhores condições de trabalho e vida.
Nesse sentido, a saúde, a educação, as brincadeiras e os vínculos afetivos têm a mesma importância. Todos têm responsabilidade de oferecer às crianças as melhores condições de desenvolvimento, desde o poder público ao empresário do bairro.
FONTE:PREFEITURABV