O documento será disponibilizado quinzenalmente para a equipe pedagógica das escolas, que encaminhará aos estudantes

Nesta sexta-feira, 5 de junho, é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. Para marcar a data neste período de pandemia, a Seed (Secretaria de Educação e Desporto), lança o Caderno de Atividades de Educação Ambiental na Sua Casa em Tempos de Pandemia, com informações e curiosidades sobre o tema.
Direcionado aos estudantes da rede estadual de ensino, o caderno é uma iniciativa do Depe (Departamento de Desenvolvimento de Políticas Educacionais), por meio da Diab (Divisão de Educação Ambiental), e o primeiro exemplar traz o tema “Uso racional da água em minha casa”.
O objetivo é construir valores sociais e éticos visando o respeito e o uso responsável do meio ambiente. O material será disponibilizado quinzenalmente, com temas relacionados ao meio ambiente, para a equipe pedagógica da escolas, que encaminhará para os estudantes. Os professores também terão acesso ao caderno, que poderá ser utilizado como ferramenta para complementar atividades educacionais.
“Em tempos de pandemia, é de extrema relevância para a saúde pública enfatizar com os estudantes temas relacionados ao meio ambiente, visto que problemas ambientais afetam diretamente o bem-estar da população e só através da sua proteção é possível evitar a ocorrência de uma infinidade de doenças”, explicou a chefe da Diab, Karen Ribeiro.
Além das informações e curiosidades, cada caderno terá desafios para os estudantes cumprirem dentro de casa de forma lúdica, como verificar se há desperdício de água com alguma torneira pingando, por exemplo. “As atividades serão complementares e não avaliativas, mas cabe a cada professor incluir o debate sobre os temas durante atividades pedagógicas para fortalecer o ensino da educação ambiental”, esclareceu Karen.
EDUCAÇÃO AMBIENTAL – A Lei Federal n° 445, de 7 de junho de 2004, instituiu a Educação Ambiental como componente obrigatório e essencial no currículo escolar, devendo estar presente de forma articulada em todos os níveis e modalidades do processo educativo, em caráter formal e não formal, de forma transversal, integrada e contínua.A Seed, por meio do Depe/Diab, desenvolve junto às escolas ações permanentes de Educação Ambiental, almejando mudanças na relação entre homem e meio ambiente. Este ano, além do caderno de atividades, a Diab promoverá por meio de ferramentas digitais palestras que contribuirão para o desenvolvimento de projetos voltados para participação em prêmios, como por exemplo, a OBSMA (Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente), desenvolvido pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz).