EM BOA VISTA CPI do Lixo visita instalações do aterro sanitário

Os vereadores que compõem a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do lixo realizaram na manhã desta segunda-feira, 07, uma visita ao Aterro Sanitário, “lixão”, localizado na BR 174, na estrada em direção a Manaus.

Segundo o presidente da CPI, Ítalo Otávio (Republicanos), a visita foi para atender um requerimento do vereador Nilson Bispo, de fazer diligências no local. “Essas diligências são importantes para que os vereadores membros da comissão conheçam a realidade, saibam o que acontece e a forma que os resíduos são tratados aqui. Além de analisar como a Prefeitura Municipal de Boa Vista opera aqui dentro”, explicou o presidente.

Durante a visita, a equipe foi acompanhada pelo consultor da Sanepav Simão Pedro Aguiar e funcionários da empresa, que explicaram como é feito o trabalho e a administração do local. “A realidade do aterro é que possui uma organização e entendimento do que acontece aqui. Sabemos que esse aterro já passou da hora de sair do perímetro urbano, a leis que constam que tem que ter uma distancia da cidade e cobramos isso do município. Sabemos da dificuldade em relação ao terreno, mas iremos levar esse pedido para que o aterro saia daqui, pois incomoda os moradores dos bairros adjacentes”, ressaltou Ítalo.

A vereadora Tuti Lopes, membro da Comissão explicou sobre a relevância da visita. “Essa é mais uma pauta da CPI e é importante entendermos o fluxograma, desde a chegada do lixo, a separação, o chorume. A receptividade da empresa que administra o aterro foi necessária para nos mostrar todos os pontos necessários”, comentou Tuti.

Segundo o consultor da Sanepav Simão Pedro Aguiar, que acompanhou a visita, por conta das fortes chuvas e para não contaminar o solo, o local passará por melhorias de drenagem, entre outros reparos.  “Futuramente iremos realizar melhorias aqui no aterro para ter uma estética melhor e evitar a contaminação do solo. Por conta do volume de chuvas, já realizamos drenagens e construímos a lagoa de chorume, que é para auxiliar a decomposição dos resíduos”, explicou Aguiar.

Visita dos vereadores (Foto: Diane Sampaio/FolhaBV)

DOCUMENTOS – A empresa Sanepav realiza a administração do aterro e presta o serviço de coleta de lixo desde 2013 para a Prefeitura Municipal de Boa Vista (PMBV). A CPI já solicitou a documentação para avaliar como está a prestação do serviço e como de fato está o local.

“Estamos aguardando os documentos da PMBV para que possamos ter números, datas, ações, contratos, aditivos, nesse período de tempo para saber como é aplicado o dinheiro público”, finalizou o presidente da CPI.

Estiveram presentes na visita os vereadores Ítalo Otávio, Aline Rezende, Idazil da perfil, Tuti Lopes, Thiago Fogaça,  Melquisedek, Ruan Kenobby e Gildean Gari.

Por Folha Web