EM RORAIMA Governo irá apoiar criação do Centro de Tradições Nordestinas

O governador Antonio Denarium recebeu na tarde desta segunda-feira (02), a diretoria do Centro de Tradições Nordestinas. O encontro ocorreu no Palácio Senador Hélio Campos, e contou com a presença dos secretários de Cultura, Sherisson Oliveira, e o adjunto Jaffe Oliveira.

Na ocasião, foi apresentado o projeto do CTN que visa um recanto da comunidade nordestina de Roraima, com um trabalho de preservação e valorização da cultura do Nordeste, com música, gastronomia, cultura, fé e ações sociais, inspirado no CTN de São Paulo.

“Os nordestinos hoje representam mais de 30% da população de Roraima, e o Governo de Roraima apoia a preservação da cultura nordestina em Roraima. Recebemos hoje a diretoria da CTN, que querem implantar um espaço para valorizar a cultura, os hábitos, as danças do Nordeste e tem total apoio do Governo do Estado para que se efetive e concretize o nosso CTN” disse.

Denarium lembrou que em Roraima, já existe o Centro de Tradições Gaúchas. “Temos um espaço dedicado à cultura gaúcha também, temos essa miscigenação e mistura de pessoas do Norte, com o Sul, com o Nordeste e com isso, o estado abriga todos aqueles que procuraram Roraima para empreender” finalizou.

O presidente do Centro de Tradições Nordestinas (CTN), Bruno Dantas, contou que o local será um ponto turístico local que irá receber pessoas de todo o país.

“Isso representa todos aqueles habitantes que vieram a Roraima, desde o século passado, tem pessoas que estão aqui desde a geração dos seus tataravós que vieram e se erradicaram aqui como milhares de famílias que aqui estão. E queremos fortalecer esse movimento que já existe. Nós, nordestinos, estamos aqui, escolhemos aqui para viver, nascemos no Nordeste, mas nossa terra hoje é Roraima. Então é uma parceria que vem para somar, porque nossa cultura já está inserida aqui” disse.

Bruno Dantas é um empresário paraibano que vive há 19 anos em Roraima. Como vice, o centro terá a também empresária e paraibana, Eliene Cardoso, que vive em Roraima há 28 anos.

Para o secretário de Cultura, Sherisson Oliveira, a parceria do governo de Roraima com o novo espaço trará oportunidade de lazer para os roraimenses.

“O Centro de Tradições Nordestinas é de fundamental importância para a preservação da Cultura daqueles que participam ativamente do desenvolvimento do nosso Estado. O local tem tudo para ser um importante polo de cultura, recebendo artistas da cidade, além de valorizar a gastronomia nordestina” reforçou.

SECOM RORAIMA