Equipes de Robótica da Escola do SESI ganham dois prêmios no Torneio FIRST LEGO League

As equipes de Robótica –  Macunaíma e Win Time da Escola do SESI, vêm colecionando prêmios e ótimos resultados em campeonatos de Robótica do País. E, desta vez, trouxeram medalhas e troféus do Torneio SESI de Robótica FIRST Lego League (FLL), etapa regional, que aconteceu nesse final de semana, dias 7 e 8 de fevereiro, no SESI Clube do Trabalhador na cidade de Manaus-AM.

A Win Time recebeu em 1° lugar o de Soluções Inovadoras, com projeto Papel Semente: Juntando-se ao Futuro na categoria de Projetos e a equipe Macunaima ganhou em 1° lugar o prêmio de Trabalho em Equipe da categoria Core Valeus.

O tema desta temporada foi “City Shaper”, que quer dizer, Cidades Inteligentes, propondo aos estudantes pensar soluções que ajudem a construir cidades cada vez melhores.

Durante a competição, as equipes tiveram de cumprir as missões em três rounds no desafio na mesa, além de serem avaliados nas categorias: Design do Robô, Desafio do Robô, Core Values (valores da equipe) e Projeto de Inovação.

O aluno Fillipe Arraes Gruber, um dos integrantes da equipe Win Time, disse ter ficado extremamente feliz e agradecido a toda equipe pelo esforço e dedicação. “Ganhar a premiação na categoria Soluções Inovadoras, significa muito para nós, pois é o reconhecimento de todo o nosso trabalho de pesquisa e nos mostra que estamos no caminho certo”, afirmou. 

A diretora da Escola do SESI, Gardênia Cavalcante, comemorou a conquista das equipes e ratificou a importância da parceria e apoio de todos. “Foram dois dias de muita dedicação dos alunos e professores que valeram a pena. Nossas equipes conquistaram dois prêmios importantes em categorias diferentes. Agradecemos a cada um que acredita na transformação por meio da Robótica, em especial, ao nosso SESI Roraima e as empresas industriais que nos apoiam”, declarou.

Preparação – A Escola do SESI por meio do Programa Conecta de Educação Tecnológica, cujo objetivo é incentivar os alunos por meio da robótica, a criar soluções para problemas existentes na sociedade, realizou diversos treinos, pesquisas e estudos durante o ano de 2019 para que as equipes de Robótica se preparassem para este importante Torneio Regional First Lego League.

Projetos –  No Torneio FLL os alunos apresentaram seus projetos de inovação e compartilharam suas ideias com as demais equipes.O primeiro – Active Traffic (Tráfego Ativo), idealizado pela Macunaima, objetivou em utilizar câmera inteligente que possibilite a identificação da quantidade de carros parados nas vias públicas, afim de criar rotas alternativas e diminuir o tempo de espera dos motoristas. O segundo projeto –  Papel Semente: Juntando-se ao Futuro, desenvolvido pela Win Time, propôs a criação de um Projeto de Lei que delibere sobre a reutilização de papéis comuns impressos, em produção de papel reciclável, evitando que sejam descartados de forma errada, o que causa transtorno e prejudica o meio ambiente. Em sua composição serão utilizadas sementes de frutas e legumes, dando novo aspecto e transformando-o em produto biodegradável, uma vez que esse papel poderá ser plantado e cultivado. ​

Apoio e Patrocínio –  Toda a conquista das equipes de Robótica da Escola do SESI é resultado da soma de esforços por meio do apoio e patrocínio das empresas 3D Empreendimentos, Gráfica Forbrás, Bebidas Monte Roraima, Rosas Ateliê, Iogurte Yodam e Avante Comunicação Visual que, juntos, acreditam em um futuro melhor com ideias inovadoras e jovens comprometidos.

SESI RR Ascom