A Escola Estadual Albino Tavares, fica localizada na zona rural de Boa Vista, e atende 243 alunos do Fundamental Maior ao Ensino Médio. Todos residem no P.A Nova Amazônia. A gestora da unidade, Cleocimar Teixeira, destacou o desafio e sucesso do encontro. “Contamos com parceria de professores, alunos, com os pais e, quando a equipe se une fica mais fácil para chegarmos a um bom resultado. Esse evento é fruto dessa parceria”, disse.
Para o professor da UFRR, Janailton Coutinho, o resultado foi bastante positivo. “É realmente importante porque estamos evidenciando a cultura, as práticas educativas realizadas nas escolas do campo e nas suas comunidades. Estamos partilhando e dialogando experiências”, afirmou.
A cantora e compositora, Elienai Mezenes, foi convidada especial do Encontro Cultural. A secretária de Cultura do Estado, Selma Mulinari foi representada pela servidora, Jonayna Rodrigues. “Estamos levando a cultura para as comunidades do campo também, pois todos estão inseridos neste contexto cultural”, afirmou Jonayna.
Giovanna Victória Vanzeler, 14 anos, aluna do 8º ano, ficou feliz em poder se apresentar no evento. “É muito bacana, porque foi a primeira vez que nos apresentamos. Antes, quando tinha evento chamavam alunos de outras escolas. Então convidei minhas amigas para montarmos esse grupo de dança e hoje foi muito bom”, disse.
A moradora do P.A Nova Amazônia há 10 anos, Edileuza Costa Fernandes, disse que o Encontro Cultural é uma novidade e espera que aconteça outras vezes. “Até mesmo para mostrar a nossa cultura, pois aqui também tem um desenvolvimento, e tem uma produção cultural”, declarou.
Programação
O evento contou com apresentação do coral Canto de Sabiá, composto por 55 alunos da escola, sob a regência de Ismael Kauê; do grupo de Dança de Rua, formado por alunas da Escola Albino Tavares; Dança do Carimbó, da Escola Aureliano Soares da Silva; participação da Banda Paricarana, formada por alunos da UFRR; Banda e Fanfarra da Escola Estadual Monteiro Lobato; moda de viola, com o professor Paulo Marot; desfile ecológico e barracas com comidas regionais.
Participaram do I Encontro Cultural do Campo representantes do MDA(Ministério do Desenvolvimento Agrário), da CPT (Comissão Pastoral da Terra), Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), representantes dos Pólos da UFRR, do Sindicato de Trabalhadores Rurais de Boa Vista, pais e agricultores do Nova Amazônia.
FONTE: GOVERNO DO ESTADO DE RORAIMA