Atenção professores: no próximo dia 20 de maio encerram as inscrições para a 7ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa “Escrevendo o Futuro”. Se você não está participando, ainda há tempo. Acesse o site www.escrevendoofuturo.org.br e faça a inscrição.
“Esse concurso é tão rico em conteúdo e ferramentas pedagógicas que vão auxiliar no desenvolvimento das aulas dos professores, por isso, alertamos todos os docentes para não perderem a oportunidade e participarem”, destacou Elenice Pereira Prado, coordenadora da Olimpíada na Seed (Secretaria de Educação e Desporto).
De acordo com Elenice, até o momento foi registrado em todo Estado de Roraima a participação de 337 professores de 158 escolas entre rede estadual e municipal, capital e interior.
A edição da Olimpíada em 2021 está com um formato diferente em função da pandemia da Covid-19 e irá premiar os melhores “Relatos de Práticas”, realizados pelos professores. Os relatos serão produzidos pelos docentes a partir do trabalho desenvolvido com a turma de estudantes dentro dos cinco gêneros do concurso.
No site www.escrevendoofuturo.org.br estão disponíveis cursos de formação, pílulas pedagógicas, webnários, cadernos docentes, entre outras ferramentas para auxiliar o professor na elaboração das atividades práticas com os estudantes.
A Olimpíada
Os gêneros trabalhados na Olimpíada são: poema, memórias literárias, crônica, artigo de opinião e documentário, e o tema é “O lugar onde vivo”. Podem participar professores do 5° ano do Ensino Fundamental até a 3ª série do Ensino Médio de escolas públicas de todo o Brasil. O processo de seleção terá cinco etapas: escolar, municipal, estadual, semifinal e final.
Nos Relatos, os professores devem abordar os desafios, dificuldades, discussões, reflexões e conquistas da turma durante o processo de ensino aprendizagem e os relatos devem ser acompanhados de vídeos, fotografias, áudios, e produções dos estudantes. O Relato de Prática premiado também reconhecerá o trabalho de toda a turma.
As premiações estão entre notebooks e assinatura de periódicos para os docentes, além de certificado e leitor de livro digital para as respectivas turmas. As escolas dos vencedores receberão como prêmio acervo para biblioteca.
O concurso é uma iniciativa do MEC (Ministério de Educação) e Itaú Social, com coordenação técnica do Cenpec (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária).
SECOM RORAIMA