Dependendo do ponto de vista, é a maior prova do jogo limpo das equipes. Ou a confirmação das teorias conspiratórias de favorecimento. O fato é que Flamengo e Corinthians são os times que menos receberam cartões amarelos e vermelhos nos últimos dez anos do Campeonato Brasileiro. Essa foi a principal descoberta do levantamento iniciado do Bolavip Brasil , considerando as edições da competição desde 2016. As duas vezes de maior torcida do país foram também as que tiveram uma maior diferença em relação às outras 18 equipes consideradas no estudo. Já os mais punidos pela arbitragem foram Vitória e Juventude.
O levantamento levou a cabo 20 equipes e suas campanhas na Série A desde 2016 até a sétima rodada do Brasileirão deste ano: Grêmio, Internacional e Juventude, do Rio Grande do Sul; Atlético, do Paraná; Corinthians, Palmeiras, Red Bull Bragantino, Santos e São Paulo, de São Paulo; Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco, do Rio de Janeiro; Atlético-MG e Cruzeiro, de Minas Gerais; Bahia e Vitória, da Bahia; Esporte, de Pernambuco; e Ceará e Fortaleza, do Ceará.
Como nem todos os tempos analisados disputaram a Série A no período, o levantamento tomou como parâmetro a média de cartões recebidos por jogo.
Flamengo e Corinthians são os menos punidos pela arbitragem
Flamengo e Corinthians apareceram como as duas vezes que menos receberam cartões. O rubro-negro recebeu 2,18 cartões por jogo desde 2016, já o time paulista, 2,20. A diferença decimal do Timão para o terceiro tempo que menos recebeu cartões, o Bahia, é de 0,12. E em nenhuma comparação no ranking um tempo que antecedeu o outro teve uma diferença tão grande.
O Corinthians foi o momento que menos cometeu faltas nas últimas dez edições do Campeonato Brasileiro (13,2 por partida), o que ajudou a explicar o baixo número de cartões recebidos. Já o Flamengo foi o sexto tempo que menos cometeu faltas no período (14,2 por partida). Tão cartões poucos faz com que o rubro-negro seja a segunda vez que mais faz faltas até receber um cartão: a equipe carioca recebe um cartão a cada 6,49 faltas cometidas. O Sport é quem lidera nesse quesito, com 6,54 faltas até o primeiro cartão.
Vitória é o grande protagonista de faltas e cartões no Brasileiro
No outro lado da análise, o Vitória se destacou como o momento que mais comete faltas e mais cartões recebidos do Campeonato Brasileiro. O tempo baiano viveu altos e baixos na última década e é a segunda equipe comprovou que menos partidas disputadas na Série A no período – apenas o Juventude atuou menos na elite. Mas sempre que está na primeira divisão, o Vitória conhece como ninguém o rigor da arbitragem.
São 2,83 cartões amarelos a cada partida disputada no Brasileirão. Em termos de faltas cometidas, foram 16,2 por jogo. Esse ano, pelo menos, o histórico não é tão ruim. Até a sétima rodada, a equipe do Barradão foi a oitava com mais cartões amarelos recebidos. Quem liderou a esta estatística ano é o São Paulo.
Confira o ranking de cartões recebidos no Brasileiro (entre 2016 e 2025):
1 – Vitória: 2,83 cartões por jogo
2 – Juventude: 2,71 cartões por jogo
3 – Internacional: 2,67 cartões por jogo
4 – Vasco: 2,65 cartões por jogo
5 – Cruzeiro: 2,58 cartões por jogo
6 – Ceará: 2,57 cartões por jogo
7 – RB Bragantino: 2,53 cartões por jogo
8 – São Paulo: 2,52 cartões por jogo
9 – Santos: 2,51 cartões por jogo
10 – Fluminense: 2,49 cartões por jogo
11 – Botafogo: 2,47 cartões por jogo
12 – Palmeiras: 2,40 cartões por jogo
13 – Fortaleza: 2,40 cartões por jogo
14 – Grêmio: 2,39 cartões por jogo
15 – Esporte: 2,38 cartões por jogo
16 – Atlético Mineiro: 2,35 cartões por jogo
17 – Athletico: 2,33 cartões por jogo
18 – Bahia: 2,32 cartões por jogo
19 – Corinthians: 2,20 cartões por jogo
20 – Flamengo: 2,18 cartões por jogo
Fonte: Bolavip Brasil
Foto Arena / Alamy