O objetivo principal da capacitação é promover o conhecimento a respeito do turismo em terras indígenas

Representantes de comunidades indígenas, autoridades e sociedade participaram na manhã desta quarta-feira, dia 23, da abertura da Oficina Estadual de Politicas Indígenas, evento que tem como foco debater a abertura para o turismo em comunidades indígenas. O evento acontece até o dia 25, no Auditório Alexandre Borges, na Universidade Federal de Roraima (UFRR), com palestras no período da manhã e tarde.
O objetivo principal da capacitação é promover o conhecimento a respeito do turismo em terras indígenas, suas especificidades, desafios e oportunidades enquanto meio de autonomia dos povos, a fim de instruir aos lideres das comunidades, bem como outros interessados, em trabalhar futuramente com a atividade deste segmento de mercado.
Para Dilso Igarikó, secretário da SEI (Secretaria Estadual do Índio), este curso irá proporcionar aos povos indígenas conhecimento para recepção do turista, geração de renda e preservação da cultura e do meio ambiente. “Temos uma riqueza enorme de beleza e cultura em nossas comunidades, queremos mostrar isso aos turistas, mas sempre preservando o bem estar das famílias e o meio ambiente da comunidade”, ressaltou.
As iniciativas de etnoturismo e de ecoturismo em terras indígenas serão assessoradas pela Funai (Fundação Nacional do Índio). De acordo com Gilmar Pinto, indigenista especializado da fundação, as comunidades têm autonomia para explorar projetos de turismo em seus territórios, cabendo ao poder público o papel de capacitar, monitorar e fiscalizar as atividades nas aldeias.
“Essa parceria da Funai com o turismo em terras indígenas, irá acima de tudo, contribuir para que os indígenas estejam assegurados sobre o que mudará em suas comunidades, além de capacitá-los e oferecer um assessoramento em todas as áreas necessárias para que este projeto possa ser colocado em pratica”, explicou.
Altevir de Souza, presidente da Sodiurr (Sociedade de Defesa dos Índios Unidos do Norte de Roraima), ressaltou que o turismo irá trazer vários benefícios a todas as comunidades. “Estamos no início de um trabalho, que começa com essa discussão que o curso propôs. A ideia é que as comunidades, a partir de agora, desenvolvam os projetos que discutiram e se articulem, para que as comunidades ganhem a visibilidade necessária. Isso contribuirá para uma grande melhora na economia das comunidades por meio da agricultura, artesanato entre tantas coisas” finalizou.
Confira a programação do curso:
23.05.2018 – QUARTA-FEIRA
14h – Palestra 1: “As Terras Indígenas De Roraima: Um Panorama Sobre Seus Potenciais E Vocações Econômicas”
Prof. Dr. Haroldo Amoras, Secretário de Estado do Planejamento e Desenvolvimento-SEPLAN
Moderador: Prof. Dílson Ingaricó, Sec. de Estado do Índio (SEI)
16h – Intervalo
16h30 – Palestra 2: “TURISMO EM TERRAS INDÍGENAS: UMA ANÁLISE À LUZ DA INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 3 DA FUNAI”
Sra. Inayê Perez (FUNAI) e Dra. Manoela Lamenha (MPF/RR)
Moderador: Hugo Cabral, Secretário de Estado Adjunto da Secretaria do Índio (SEI)
18h -Encerramento
24.05.2018 – QUINTA-FEIRA
8h30 – Tema: “FORTALECIMENTO DA ORGANIZAÇÃO PRODUTIVA DAS COMUNIDADES INDÍGENAS ATRAVÉS DO COOPERATIVISMO E DO ASSOCIATIVISMO”
Sra. Sílvia Silvestre dos Santos, Coordenadora Operacional do Sistema OCB/RR
Moderador: Marinaldo Trajano (SEI)
10h – Intervalo
10h15 – Continuação do tema
12h – Intervalo para o almoço
14h – Tema: ”O MINISTÉRIO DO TURISMO COMO PARCEIRO DAS COMUNIDADES INDÍGENAS: SEGMENTAÇÃO/REGIONALIZAÇÃO, PROGRAMAS DE CAPACITAÇÃO E OUTRAS AÇÕES POSSÍVEIS”
Representante do Ministério do Turismo
Moderador: Prof. Msc. Alfredo Silva (SEI)
16h – Intervalo
16h30 – Palestra: “EXPERIÊNCIA DE TURISMO NA COMUNIDADE INDÍGENA DO SURAMA E GUIANA INGLESA”
Sra. Jaqueline Allicock, representante do Surama Lodge
Moderador: Prof. Dílson Ingaricó, Sec. de Estado do Índio (SEI)
18h – Encerramento
25.05.2018 – SEXTA-FEIRA
Local: Secretaria de Estado do Índio
8h30 – Formação de grupos de trabalho para apresentação de propostas
Facilitadores: Equipe do Curso de Turismo da UERR
12h – Intervalo para o almoço
14h – Apresentação em plenária dos grupos de trabalho
17h – Avaliação final do evento
18h – Encerramento
ANDRIELLY LIMA
Foto: Raimundo Lima