EUA alertam que Rússia pode invadir a Ucrânia a qualquer momento

A avaliação ocorre quando o secretário de Estado Antony Blinken viaja para a Ucrânia esta semana para se encontrar com o presidente ucraniano Volodymyr Zelenskyy.

A Casa Branca acredita que a Rússia pode lançar uma invasão da Ucrânia a qualquer momento, informou a secretária de imprensa Jen Psaki nesta terça-feira (18), alertando que uma “situação extremamente perigosa” está se formando ao longo da fronteira ucraniana.

“Acreditamos que estamos agora em um estágio em que a Rússia pode, a qualquer momento, lançar um ataque à Ucrânia. Eu diria que isso é mais gritante do que já estivemos”, disse Psaki durante sua coletiva de imprensa.

A avaliação ocorre quando o secretário de Estado Antony Blinken viaja para a Ucrânia esta semana para se encontrar com o presidente ucraniano Volodymyr Zelenskyy . Blinken conversou com o ministro das Relações Exteriores da Rússia na manhã de terça-feira e os dois planejam se encontrar em Genebra, onde ele pedirá à Rússia que “tome medidas imediatas para diminuir a escalada”, disse Psaki.

Os EUA e a Rússia realizaram negociações este mês que não conseguiram resolver o impasse entre os dois países depois que a Rússia reuniu mais de 100.000 soldados ao longo da fronteira ucraniana. Os EUA alertaram a Rússia sobre terríveis consequências econômicas caso ela invada a Ucrânia, incluindo sanções econômicas paralisantes.

“O que o secretário Blinken vai fazer é destacar muito claramente que há um caminho diplomático adiante”, disse Psaki. “É escolha do presidente Putin e dos russos decidir se vão sofrer graves consequências econômicas ou não.”

Fonte:O Painel

Por Gazeta Brasil