Certificado foi entregue nesta quinta-feira, dia 24, durante a 86ª Assembleia da Organização Mundial da Saúde Animal

Roraima recebeu nesta quinta-feira, dia 24, durante a 86ª Assembleia da Organização Mundial da Saúde Animal, em Paris, na França, o certificado internacional de livre de febre aftosa com vacinação.
“A conquista é resultado de um investimento de mais de R$ 10 milhões feitos pelo nosso Governo na Aderr [Agência de Defesa Agropecuária de Roraima]. Agora, os produtores, sejam pequenos, médios ou grandes, poderão exportar a carne, além de produtos e subprodutos, como leite, queijo e demais derivados para qualquer parte do Brasil e do mundo”, afirmou a governadora Suely Campos.
Conforme ela, desde o início de sua gestão, o setor produtivo é uma das principais prioridades. “A primeira medida foi reforçar o quadro de funcionários da Agência, convoquei mais de 170 servidores, entre veterinários, agrônomos e técnicos administrativos. Esse reforço era mais do que necessário para o andamento dos trabalhos que possibilitaram essa conquista”, explicou.
Outros investimentos possibilitaram a reestruturação das unidades da Aderr no interior do Estado, que passaram a contar com internet e novos computadores e impressoras. “Também investimos na aquisição de uma nova frota de veículos, antes havia pouco mais de 20 carros, hoje são mais de 45, que rodam em todo o Estado levando os profissionais da Aderr até as propriedades e auxiliando no trabalho de fiscalização”, reforçou a governadora.
O presidente da Aderr, Gelb Platão, que recebeu a certificação em Paris, representando a governadora, informou que a partir de agora, os produtores de Roraima já podem exportar os animais, produtos e subprodutos.
“Essa conquista amplia os mercados. Isso fortalece a economia, que caminha, a partir de agora, para deixar de depender, cada vez menos, do contracheque. Isso também traz um resgate da nossa primeira atividade econômica, que é a pecuária”, pontuou Platão.
ISAQUE SANTIAGO
Foto: Secom-RR