Com a proposta do drive-thru e delivery, a Feira do Pague e Leve da Agricultura Familiar se torna alternativa e registra boas vendas



No terceiro dia de funcionamento, a Feira do Pague e Leve da Agricultura Familiar recebeu nesta quinta-feira, 23, a visita do governador Antonio Denarium, que foi ver de perto a iniciativa de escoar a produção dos pequenos feirantes e produtores. E com o sucesso que a feira se tornou, agora o sábado também é uma alternativa.
Criada pelo Governo de Roraima, por meio da Seapa (Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento), a feira agora será de terça a sábado. O funcionamento é das 7h30 às 14h, em frente à Seapa, que fica localizada na Rua General Penha Brasil, 1121, no bairro São Francisco, em Boa Vista.
Segundo o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Emerson Baú, na Feira Pague e Leve da Agricultura Familiar os consumidores podem ser atendidos sem ao menos descer do carro. De acordo com Emerson Baú, uma metodologia foi adotada para que a Feira do Pague e Leve da Agricultura Familiar pudesse atender a todos.
“Nós começamos a feirinha na terça-feira, dia 21, e hoje é o nosso terceiro dia. Estamos com dois dias específicos para cooperativa e associação de produtores (terça e sexta) e para feirantes e produtores individuais (quarta e quinta). Por dia, são mais de dez produtores e nos dias da cooperativa chega a mais de 50 produtores beneficiados”, explicou.
A ideia da feira é conseguir alternativas para que os produtores possam escoar e comercializar a sua produção, pois com a pandemia, estão passando por problemas financeiros com o fechamento das feiras itinerantes que funcionavam no Vila Jardim e Conjunto Cidadão.
Para Emerson Baú, o sistema drive-thru é uma maneira segura e vender e comprar os produtos. “Está sendo bem aceito este sistema pela população. Os consumidores estão vindo e começando a se acostumar. Neste primeiro momento, vamos fazer todos esses dias e depois, junto com os produtores, vamos decidir quais seriam os melhores dias para continuar”, esclareceu.
Foco no combate ao coronavírus e na economia
Acompanhado da primeira-dama Simone Denarium, o governador Antonio Denarium aproveitou a visita e também fez as compras da semana. “Eu vim com a primeira-dama para fazer as compras aqui”, disse, ao convidar a população para que conheça a feira e ajude os pequenos feirantes e comerciantes do local.
O governador afirmou que, ao mesmo tempo em que trabalha para combater a disseminação do coronavírus (Covid-19) em Roraima, tem orientado a todas as secretarias que busquem alternativas para manter a economia do Estado.
“Viemos valorizar o pequeno agricultor e as cooperativas da agricultura familiar do Estado de Roraima, que neste momento, por conta do coronavírus, estão aqui trabalhando, faturando e ganhando o seu sustento. Estamos trabalhando para minimizar os impactos do coronavírus no Estado de Roraima”, enfatizou.
Produtores e consumidores aprovam iniciativa
A produtora Jucélia Paula do Reis, do PA (Projeto de Assentamento) Nova Amazônia, teve hoje seu primeiro dia na Feira do Pague e Leve da Agricultura Familiar e comemorou as vendas.
“Estou muito feliz com a iniciativa. A experiência está sendo muito boa e válida. É a forma que a gente tem de escoar o nosso produto que estava se perdendo lá na horta, devido ao fechamento das feiras livres. Eu estou muito feliz com o Governo do Estado pensando na agricultura familiar”, afirmou.
Dona Jucélia trabalha só com produtos orgânicos, como hortaliças. Antes da pandemia, ela trabalhava nas feiras itinerantes do Vila Jardim, do Conjunto Cidadão e da Avenida Ataíde Teive. “Se não tivesse esta feira, eu estaria perdendo toda a produção”, disse.
Valéria Pinto, servidora pública, visitou a feira pela primeira vez e também aprovou a iniciativa do Governo. “É uma iniciativa excelente, tanto para o consumidor, quanto para o produtor. Achei tudo muito organizado, respeitando o distanciamento e as pessoas utilizando máscara. Recomendo a todos que venham, porque os produtos são de boa qualidade, uma ótima opção neste momento que estamos passando”, frisou.
Foto: Ederson Brito
Fonte: Ascom/seapa