A governadora Suely Campos, lançou na manhã desta segunda-feira, 16, no Salão Nobre do Palácio Senador Hélio Campos, o Calendário de Pagamento do Servidor 2017. A cerimônia contou com a presença de autoridades e de servidores. Suely Campos destacou o fato de Roraima conseguir superar a crise que se instalou em todo o país e Roraima continua mantendo o pagamento dos servidores em dia e impulsionando a economia no Estado. “É muito bom perpassar as dificuldades que o país vive em que vários Estados decretaram falência financeira. Nós tivemos nossa crise em setembro quando tivemos que parcelar os salários, mas superamos, conseguimos nos organizar e hoje, apesar desse momento de contenção de gastos, eu tenho a satisfação de lançar o Calendário e quero afirmar que cumpriremos cada data”, enfatizou ao anunciar que este ano o Governo também lançará programa de habitação por meio do programa “Minha Casa, Minha Vida” para os servidores estaduais. Raimundo Garcia, de 82 anos, trabalha no Governo há 45 anos, destes, 22 no Palácio Senador Hélio Campos. Para ele, o Calendário é uma segurança financeira. “Trabalho nesse Palácio há mais de 20 anos e todos os funcionários que trabalham comigo concordam com meu pensamento de que nós podemos nos programar com a data certa de receber nosso dinheiro”, disse.
VALORIZAÇÃO – O Calendário é uma medida de valorização do servidor. A partir de agora todos saberão previamente o dia em que receberão seus proventos, inclusive o décimo terceiro salário. A administração direta tem 11.960 servidores efetivos e 3.021 comissionados, sendo que 1.105 efetivos também recebem cargos comissionados. A folha de pagamento injeta na Economia do Estado R$ 66 milhões, sem encargos. Além de beneficiar os servidores, o comércio também sabe previamente quando terá todo esse montante de recursos circulando na economia local. Ronaldo Macílio, titular da Sefaz (Secretaria Estadual da Fazenda), informou que foram feitos ajustes durante dois anos para garantir a efetivação do Calendário. “Estes dois anos foram de desafios financeiros para o Estado, mas conseguimos nos organizar e em 2016, conseguimos fechar o ano com quase tudo em dia. Agora é a vez do servidor ter o retorno desse trabalho”, finalizou.
PCCR – Em pouco mais de dois anos, a atual gestão investiu na valorização dos servidores públicos estaduais. Entre as ações, está a aprovação do PCCR (Plano de Cargos, Carreira e Remuneração) do quadro geral, com aumento médio de 60% do salário do servidor que jamais teve um plano de carreira. Este aumento, em algumas categorias, como motorista, por exemplo, passou de 80%. O aumento foi parcelado em 3 anos e agora em janeiro já será implantada a segunda parcela do aumento. No quadro geral foram criadas novas gratificações, como o tão sonhado adicional de qualificação.
Além disso, está sendo finalizado o PCCR da área tecnológica, que está em processo de enquadramento, uma antiga reivindicação da classe.
NOVOS SERVIDORES – A gestão atual também trouxe novos servidores para aprimorar o andamento da máquina pública. Na Aderr (Agência de Defesa Agropecuária de Roraima) foram empossados 169 servidores entre médicos veterinários, engenheiros agrônomos, técnicos agropecuários, assistente administrativo, assistente de laboratório e contador. Também tomaram posse 25 servidores aprovados no concurso do Iteraima (Instituto de Terras de Roraima). Outros 18 têm prazo até dezembro deste ano para serem empossados.
Na Sesau (Secretaria Estadual de Saúde) mais de 700 servidores passaram a integrar o quadro da secretaria, e na Polícia Militar, 78 novos soldados foram convocados e estão no curso de formação.
BENEFÍCIOS – A criação do Programa Qualidade de Vida já realizou mais de 5000 atendimentos no ano passado, em todas as secretarias. Também foi criado o Cartão do Servidor, que oferece descontos em mais de 30 estabelecimentos. Os agentes penitenciários passaram a receber auxílio alimentação, e a contar com a gratificação por serviço voluntário. Ainda na área de segurança, todos os policiais civis foram promovidos e o concurso de oficiais da PM, que estava paralisado, foi retomado.